Governo faz leilão para exploração de petróleo em três estados

Judith Bessette
Mai 13, 2017

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deverá analisar, em reunião em 8 de junho, a proposta de nova política para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) arrecadou nesta quinta-feira (11) R$ 7,9 milhões em bônus de assinatura no leilão das oito áreas arrematadas de um total de nove campos maduros terrestres que foram ofertados. Também estão previstos para este ano a 14ª rodada de blocos exploratórios de petróleo e gás natural, em setembro, e dois leilões para exploração de petróleo no pré-sal, em outubro.

Segundo ainda a ANP, as áreas foram selecionadas em bacias maduras, com o objetivo de ampliar o conhecimento das bacias sedimentares e oferecer oportunidades a pequenas e médias empresas, possibilitando a continuidade dessas atividades nas regiões onde exercem importante papel socioeconômico.

Esta primeira disputa, a 4ª Rodada de Licitações de Áreas com Acumulações Marginais, chamada de "rodadinha", é voltada para pequenas e médias empresas nacionais e estrangeiras, por terem uma produção muito pequena e não serem mais economicamente interessante para uma empresa de grande porte. Ele disse ainda que o documento trará exigências de pagamentos de royalties diferentes, de acordo com os perfis das áreas exploratórias.

Este será o primeiro leilão de petróleo dentro do Programa de Parcerias de Investimentos.

Labour loses out as SNP and Tories snap up seats
Speaking on the campaigning trail, Sturgeon said: "In the last few days, the Tory mask has slipped". The turnout for this ward was 45.3 percent, up from 35.30 percent in 2012.

"Fomos amplamente bem sucedidos com o que aconteceu hoje [ontem]".

Oito empresas fizeram ofertas, sendo seis vencedoras. "A indústria está acreditando na proposta, no modelo".

A previsão de arrecadação com a outorga dos nove campos está estimada em R$ 451 mil, que é o valor mínimo do bônus de assinatura. Esses leilões foram apelidados pelo mercado de "rodadinhas".

Ainda assim, estão mantidos dois leilões deste tipo de áreas nos próximos dois anos.

O leilão foi marcado ainda por uma manifestação organizada pelos movimentos "350.org" e "Não Fracking Brasil", com cerca de 50 pessoas que protestavam contra a realização do certame.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL