Britânica "esqueceu-se" de 27 lentes de contacto no olho

Oceane Deschanel
Julho 17, 2017

O caso correu em novembro do ano passado, mas só agora foi divulgado pela revista médica "British Medical Journal".

A especialista em oftalmologia em fase experimental, Rupal Morjaria, disse que outras dez lentes de contato individuais foram descobertas no olho da mulher após um exame mais aprofundado no Hospital Solihull.

Sobre o desconforto que sentia, olhos secos, irritados e cansados, diz ter pensado que era apenas sintoma da idade avançada.

A equipe operacional, que incluiu um oftalmologista com mais de 20 anos de experiência, ficou surpresA com a descoberta, segundo Morjaria.

O paciente estava usando lentes de contato mensais descartáveis nos últimos 35 anos, mas não acompanhava consultas regulares de oftalmologistas. "Nenhum de nós jamais viu isso antes", acrescentou. Todas as 17 lentes de contato estavam presas juntas. "Ficamos realmente surpresos com o fato de o paciente não ter notado isso porque isso causaria muita irritação enqua".

Muere la destacada matemática iraní Maryam Mirzakhani
Su deceso fue revelado por uno de sus amigos, el científico iraní Firouz Naderi . Se casó con el también profesor de Stanford, el científico checo Jan Vondrák.

A operação às cataratas teve de ser adiada para evitar que a mulher ficasse com uma infeção nos olhos. "Como ela ficou com estas lentes de contato por um tempo desconhecido nos olhos, o risco de contração de bactérias seria muito alto caso realizássemos a operação", conclui Rupal Morjaria.

De acordo com o jornal americano The Washington Post, Morjaria decidiu publicar um artigo sobre o caso justamente porque poucos médicos sabem que um mesmo paciente pode perder tantas lentes de contato nos próprios olhos. Quando ela foi vista duas semanas depois, tirei as lentes e disse que seus olhos estavam muito mais confortáveis.

Morjaria aproveitou este caso para relembrar que as pessoas devem ter cuidado quando usam lentes de contacto.

- É comum encontrarmos lentes presas na pálpebra superior de pacientes, mas esse volume foi uma descoberta inédita.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL