Fachin determina prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud

Patrice Gainsbourg
Setembro 10, 2017

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, determinou a prisão temporária dos delatores da J&F Joesley Batista e Ricardo Saud.

Com as prisões de Joesley e Saud, o acordo de delação premiada firmado entre a J&F e a Procuradoria Geral da República deve ser revisado.

Neste sábado (09/09), a defesa do ex-procurador Marcelo Miller também entrou com petição semelhante no STF, para que seja rejeitado o pedido de prisão contra ele e para que a defesa seja ouvida antes de uma decisão sobre possível detenção.

A defesa do grupo J&F colocou à disposição os passaportes do empresário Joesley Batista e do ex-diretor de Relações Institucionais da holding Ricardo Saud. No texto, eles dizem que "estranham" o fato de o pedido de prisão ter sido feito durante o depoimento, no qual, dizem, o ex-procurador entregou provas de que estava afastado da Operação Lava Jato desde julho de 2016. Em segundo lugar, solicitam que Fachin, "ao menos" dê acesso ao pedido de prisão, que está sob sigilo, e permita que Miller dê esclarecimentos.

Kylian Mbappe wants to 'win everything' with PSG
Arsene Wenger has revealed Arsenal came close to signing Kylian Mbappe last year before being beaten to his signature by PSG . It's very easy for them to manage it, it's not complex.

O pedido de prisão foi motivado por suspeitas, levantadas em gravações, de que os delatores teriam ocultado à Justiça informações sobre crimes.

Nesse áudio são também feitas "referências indevidas" a juízes do STF e à Procuradoria-Geral da República (PGR). Na gravação é sugerido que Miller foi "captado" pelos empresários para facilitar o acordo que os livrou da cadeia.

Antigo colaborador de Janot, Miller deixou a PGR no final do ano passado para trabalhar num escritório de advocacia que acabou sendo contratado pela empresa JBS, controlada pela J&F, para negociar o acordo de colaboração da empresa com a Justiça.

O G1 destaca que a prisão pode não ocorrer na manhã de domingo, o processo pode começar durante o dia ou até mesmo amanhã (11).

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL