MPF pede cadeia para os executivos da JBS/Friboi

Oceane Deschanel
Setembro 10, 2017

"Dessa forma, em prol do contraditório e da ampla defesa, requer-se a intimação dos peticionários, não se justifica mais a imposição de um contraditório diferido", afirma o texto. E cita dois pontos de uma cláusula. O pedido de Janot está sob sigilo.

No sábado (9), os advogados dos delatores chegaram a entregar os passaportes de Joesley e Saud.

A prisão foi solicitada ao ministro Edson Fachin, relator das investigações da J&F, na última sexta-feira (8), após o procurador-geral concluir que os colaboradores esconderam do Ministério Público fatos criminosos que deveriam ter sido contados nos depoimentos.

O centro da crise é uma gravação, datada de 17 de março, em que Joesley e Saud indicam possível atuação de Miller no acordo de delação quando ainda era procurador -ele deixou o cargo oficialmente em 5 de abril.

Ex-ministro Geddel Vieira Lima volta a chorar em depoimento à PF
Ex-ministro Geddel Vieira Lima volta a chorar em depoimento à PF

Em nota, a defesa de Miller criticou o pedido de prisão, feito durante o depoimento do ex-procurador no Rio.

Uma certidão do próprio MPF mostra que Marcelo Miller deixou o grupo de trabalho da Lava Jato no dia 4 de julho do ano passado. Ele nunca foi emissário de ninguém. Sempre teve uma vida republicana no Ministério Público - disse Perecmanis, a jornalistas.

Joesley Batista e Ricardo Saud, que tiveram as prisões decretadas pelo ministro Edson Fachin por violação do acordo de colaboração premiada, se entregam na tarde deste domingo (10), na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, em São Paulo. "Dessa forma, como requerido pelo PGR, resta presente a indispensabilidade da prisão temporária pretendida, a qual não encontra em outras cautelares penais alternativas a mesma eficácia", concluiu o ministro.

Os advogados dos empresários pedem ainda que se observe artigo do Código de Processo Penal que determina que, "ressalvados os casos de urgência ou de perigo de ineficácia da medida, o juiz, ao receber o pedido de medida cautelar, determinará a intimação da parte contrária". Os clientes prestaram declarações e se colocaram sempre à disposição da Justiça.

Rodrigo Janot e advogado de Joesley se encontram em bar de Brasília
Uma cena constrangedora para o procurador geral da República Rodrigo Janot foi flagrada, na madrugada deste domingo (10), em Brasília.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL