Enfermeiros: Adesão aumentou de 80% para 85% de manhã

Rebecca Barbier
Setembro 11, 2017

A greve, marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo SE, começou às 00:00 de hoje e decorre até às 24:00 de sexta-feira.

De recordar que os enfermeiros pretendem a introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, com direito ao respetivo aumento salarial, além da aplicação do regime das 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros.

Apesar disso, os enfermeiros mantiveram a greve nacional, invocando a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de atualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira. "A adesão à greve aumentou".

O cenário é idêntico no Hospital de São João do Porto. A concentração junta profissionais de vários hospitais e centros de saúde de toda a região.

Pedido de suspeição contra Janot será julgado pelo STF na próxima quarta
Hoje advogado, Miller trabalhou por três anos no gabinete do procurador-geral e conduziu acordo de leniência da J&F, controladora da JBS.

Tanto em Faro, como em Portimão, esta manhã houve uma manifestação pacífica dos enfermeiros, envergando camisolas pretas.

Segundo a Lusa, "Juntos somos mais fortes" e "Não à discriminação, ameaças é que não" são alguns dos lemas escritos nesses cartazes e "Chega de exploração" e "Não somos licenciados de segunda" são palavras de ordem muito gritadas. O Sindicato dos Enfermeiros (SE) decidiu que vai processar judicialmente todos os hospitais que marcarem falta injustificada aos grevistas.

"Para o turno da manhã, as coisas estão a evoluir no sentido positivo para nós e contamos atingir os 83% a 85%", acrescentou o sindicalista José Azevedo, assegurando ainda que "os doentes têm os serviços mínimos acautelados" e que a paralisação destes profissionais afectará sobretudo os serviços programados, como as cirurgias.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) não convoca esta greve, prossegue as negociações com o governo e tem marcada para esta terça-feira, uma reunião de negociações com o ministro da Saúde.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL