Furacão Irma atinge ilhas do Caribe e Flórida se prepara

Patrice Gainsbourg
Setembro 11, 2017

Também não há electricidade em muitas zonas da costa norte e o Governo admite que os estragos serão muito avultados, sobretudo nas estâncias turísticas construídas nos últimos anos nas ilhas ao largo da costa - uma das grandes fontes de receita para o país. Autoridades têm insistido em que a população não ignore as ordens de evacuação - a Flórida já começou a sentir os efeitos neste sábado, como chuva forte e ventos. No Estado americano, a borda externa do furacão já causa fortes chuvas e ventania.

O furacão Irma enfraqueceu para uma tempestade de categoria 2, tecnicamente perdendo seu principal status de furacão, depois de ter tocado o solo no sudoeste da Flórida.

De acordo com cálculos da agência Enki Research que levam em conta o valor das propriedades em risco de destruição, Irma poderia ser o furacão mais caro da história, causando perdas de 120 bilhões de dólares nos Estados Unidos e nas ilhas do Caribe. O furacão deve voltar a ganhar força antes de chegar aos Estados Unidos. No Golfo do México, o furacão Katia tocou terra sexta-feira, a Norte de Tecolutla, México, enfraquecendo para tempestade tropical e depois depressão tropical.

O NHC colocou sob advertência de furacão as ilhas antilhanas de Antígua, Barbuda, Anguilla, Montserrat, São Cristóvão e Nevis, entre outras, e sob vigilância de furacão Porto Rico, as Ilhas Virgens e Guadalupe.

Porto deslancha no fim, vence Chaves e se mantém 100%
Com a vitória, o Porto segue com 100% de aproveitamento e lidera o Campeonato Português com 15 pontos, ao lado do Sporting. A equipa de Sérgio Conceição já leva 12 golos marcados, mas Casillas ainda não foi buscar a bola ao fundo das redes.

Depois de Cuba, espera-se que Irma vá para o sudeste dos Estados Unidos, atingindo primeiro a Flórida, e depois a Geórgia e Carolina do Sul.

Na Flórida, habituada a furacões, os moradores já enfrentam dificuldades para estocar produtos como água, gás, enlatados, pilha, bateria, lanterna e madeira para proteger janelas. Inicialmente a verba seria destinada à reconstrução das áreas do Texas e da Louisiana atingidas na semana passada pelo furacão Harvey, mas agora também será empregada nas regiões por onde passou e passará o Irma. - Foi diferente do que aconteceu no ano passado, em que um dia antes da chegada do Matthew ainda era possível encontrar produtos nas prateleiras.

Embora distante da trajetória prevista do Irma, Havana, com dois milhões de habitantes, foi colocada em "alerta" pela Defesa Civil, pois pode ser afetada por rajadas de vento e marés de tempestade no domingo e na segunda-feira.

Antes mesmo de chegar aos EUA, ou de fazer qualquer vítima em sua passagem pelo Caribe, o furacão Irma já bateu recordes: foi considerada a maior já registrada no Oceano Atlântico.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL