HBO é multada em R$ 2 milhões por exibir filme impróprio

Judith Bessette
Setembro 13, 2017

O Procon-SP determinou multa de mais de R$ 2 milhões à HBO por exibições do filme "Festa da salsicha" (2016). A crítica também se deu pelo fato da animação com conteúdo adulto ter sido transmitida "sem qualquer advertência de que não era indicada para menores". Em resposta, o órgão, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, foi informado que o filme era exibido em horários como 9h10min, 10h10min, 12h40min, 15h05min e 15h40min, além de ampla divulgação nas redes sociais da HBO na estreia.

Por ser uma emissora da TV paga, a HBO não está sujeita à classificação etária indicativa, que sugere a idade ideal para assistir a filmes e outros tipos de produção.

O Procon-SP esclarece, entretanto, que a falta de alerta aos pais sobre o conteúdo do filme feriu o Princípio da Proteção Integral ao menor de idade, consumidores hipervulneráveis, razão pela qual a exibição do filme "Festa das Salsichas" nos horários informados é "totalmente inapropriada".

Apesar de tratamento, Luan não deve jogar contra Botafogo
Local: estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 13, às 21h45, com transmissão ao vivo pelo canal Sportv. Ainda não foi nessa segunda-feira que o atacante Luan voltou a treinar com seus companheiros no Grêmio .

'Festa da Salsicha', a primeira animação para adultos, conta a história de uma salsicha que lidera um grupo de produtos de supermercado em um jornada para descobrir a verdade sobre a sua existência e o que realmente acontece quando eles são escolhidos da prateleira. "No gênero consta 'animação, aventura, comédia', duração e censura, 16 anos".

Em nota enviada à reportagem do Brasil Econômico, o canal pago informou que seguiu os critérios estipulados pela indústria de televisão paga no País e que os pais podem limitar o que é assistido. "Só que a realidade lá fora não é o que espera", dizia a descrição. Antes do início de cada programa, a rede exibe de forma clara a classificação do programa e alerta os espectadores sobre os tópicos abordados.

O mesmo não ocorre com o DVD do desenho animado, pois o mesmo trás na capa que não se trata de uma animação para o público infantil, e no verso faz observações claras, informando que o conteúdo trás cenas de sexo, drogas, e linguagem imprópria.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL