Prisão de Joesley enfraquece eventual 2ª denúncia contra Temer — Pauderney

Patrice Gainsbourg
Setembro 13, 2017

A prisão foi solicitada ao ministro Edson Fachin, relator das investigações da J&F, após o procurador concluir que os colaboradores esconderam do Ministério Público fatos criminosos que deveriam ter sido contados nos depoimentos. Joesley saiu da sede da PF com um terço nas mãos rumo ao Aeroporto de Congonhas, onde ele e Saud pegaram um voo para Brasília.

Quanto ao pedido de prisão do ex-procurador da República Marcello Paranhos Miller, o ministro verificou que não há, neste momento, elemento indiciário com consistência necessária à decretação da prisão, indeferindo assim o pleito nesta parte. Na ocasião, disse que não recebeu orientação do ex-procurador Miller para gravar o presidente Michel Temer.

O prazo inicial da prisão temporária é de cinco dias, podendo ser estendida por decisão do magistrado.

Delatores da JBS devem ser transferidos para Brasília nesta segunda.

Benfica estreia-se com goleada ao CSKA (5-1) — Youth League
Love, que actualmente joga na liga turca, vaticina que "a equipa que menos erros cometer" irá chegar à vitória. Nuno Santos inaugurou o marcador à passagem do minuto 41, ampliando já no segundo tempo, aos 47'.

O ex-ministro José Eduardo Cardozo e a assessoria de imprensa e a defesa de Marcello Miller foram procurados, mas não responderam à reportagem. "O empresário e o executivo enfatizam a robustez de sua colaboração e seguem, com interesse total e absoluto, dispostos a contribuir com a Justiça". O encontro não contava na agenda oficial de Janot.

A grande dúvida agora é se Marcelo Miller orientou empresários enquanto ainda trabalhava na Procuradoria-Geral da República.

Os executivos estão presos deste a tarde de domingo, 10. "Outrossim, reconheceram que há informações e áudios não entregues", diz Janot. E que, quando da formalização da colaboração, o então procurador da República, Marcelo Miller, estava ajudando no "aconselhamento" dos réus. "Num juízo de cognição sumária, como é próprio desta fase, tal fato pode implicar justa causa à ulterior rescisão dos acordos celebrados", afirmou. Para ele, são "múltiplos" os indícios confessados pelos dois de que integram uma organização criminosa. "A prisão temporária, quanto a eles, como requerida pelo MPF, é medida que se impõe.", anotou.

Sobre Miller, pesa também a suspeita de que ele esteve atuando em duas frentes, na J&F, junto ao escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados e na PGR, com Janot.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL