Câmara de Matosinhos decreta três dias de luto municipal — Manuel Martins

Patrice Gainsbourg
Setembro 25, 2017

"Manuel Martins e pude comprovar as preocupações sociais que sempre exprimiu, o seu inconformismo permanente na luta contra a pobreza e a sua solidariedade", referiu Ferro Rodrigues, afirmando que recorda com saudade a entrega que lhe fez "do projecto do que mais tarde viria a ser o Rendimento Mínimo Garantido".

Os autocarros vão sair do Parque das Escolas (Largo José Afonso) em Setúbal, esta terça-feira, pelas 06h30, participar nas exéquias fúnebres de D. Manuel Martins que vão celebrar-se esta terça-feira, pelas 15h00, no Mosteiro de Leça do Balio (Matosinhos - Porto), terra natal do prelado. Foi um bispo livre, frontal, interventivo e dialogante.

Joaquim Mendes lembrou ainda que, mesmo depois de resignar, Manuel Martins continuou a ser um bispo interventivo com a palavra e com a escrita.

Também o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, endereçou condolências à Igreja Católica e a todos os católicos e, apesar da "contenção que o momento merece", enalteceu o bispo emérito de Setúbal como uma personalidade que em certos momentos "teve uma grande intervenção social, particularmente num tempo em que se trabalhava e não se recebia, e em que havia tantos salários em atraso".

Também ouvido pela Renascença, D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, lembra D. Manuel Martins como "um bispo próximo à realidade do povo da sua diocese que na altura se debatia com uma situação de precariedade e de pobreza".

"É com tristeza que recebo a notícia do falecimento de D. Manuel Martins, grande referência da consciência social. Estamos todos muito agradecidos à figura, à pessoa ao protagonismo evangélico e pastoral de D. Manuel Martins", disse.

Aviões militares dos Estados Unidos voam perto da Coreia do Norte
Trump afirmou que as indústrias de têxteis, pesca, tecnologia da informação e manufatura norte-coreanas estão entre aquelas que os EUA podem visar.

O bispo emérito de Setúbal, que esteve à frente daquela diocese entre 1975 e 1998, morreu este domingo, aos 90 anos, na Maia, arredores do Porto.

A diocese de Setúbal informou ainda que o velório decorre a partir de segunda-feira.

O bispo emérito nasceu a 20 de janeiro de 1927, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos; foi ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, seguindo-se a frequência do curso de Direito Canónico na Universidade Gregoriana, em Roma.

Seja sempre o primeiro a saber.

Descarregue a nossa App gratuita.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL