Mulheres antes dos 30 podem ter câncer de mama — Outubro

Oceane Deschanel
Outubro 3, 2017

Todos os anos no Brasil aproximadamente 57 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama. Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (22,26/ 100 mil). Também é o câncer que causa mais mortes entre as mulheres.

Questionada sobre como é possível diminuir o risco da doença, a especialista lembra que há referências na literatura médica de que a patologia é menos frequente entre mulheres que tiveram filhos, amamentam, fazem atividade física regular e mantém distância de hábitos nocivos como cigarros, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos.

Começa hoje (1º/09) uma exposição no segundo piso do Shopping Barra, em Salvador, que conta histórias de mulheres diagnosticadas com câncer antes dos 30. O laço rosa simboliza mundialmente a luta contra a doença e, com o tempo, vários países e empresas aderiram à campanha. O evento acontece a partir das 8h30 no Palácio das Araucárias, em Curitiba. "Em 2016, nesse período, foram realizados 5.253 mamografias". "A AMUCC proporciona um espaço importante para informar, discutir e definir estratégias para o controle do câncer". Em 19 de outubro, é comemorado o Dia Internacional contra o Câncer de Mama. O câncer de mama é uma das preocupações constantes que toda mulher deve ter.

Marca bem importante do Outubro Rosa em Ipira é a decoração das UBS, que para enfatizar realmente a importância das mulheres estarem realizando o exame é que todas estão decoradas com a cor a campanha.

A recuperação total chega a 95%, nos casos de diagnóstico precoce, e a campanha Outubro Rosa entra em cena para alertar às mulheres tanto para a importância do autoexame quanto a necessidade de procurar por exames especializados como a mamografia. Ela destacou a importância do Centro de Imagens do Hospital Municipal Pedro I para o diagnóstico de novos casos de câncer de mama na cidade.

Catalunha: 90% vota 'sim' no referendo que Rajoy diz não ter existido
Ele também convocou uma reunião com todos os partidos políticos espanhóis para discutir o futuro do país após o referendo . A alteração foi possível, porque, no último minuto, o governo catalão instaurou um cadastro único de eleitores.

Conforme relatos de profissionais da saúde, esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas, podendo ser feitos em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados.

Iluminação rosa - Desde o lançamento até o final da campanha, o MPF/PB iluminará a sua sede na capital na cor rosa - cor símbolo da luta contra o câncer de mama.

O câncer assume proporções de endemia no mundo e por isso o câncer de modo geral precisa de nossa atenção, precisa de políticas públicas adequadas, precisa de recursos, precisa de informação.

"Há sempre uma campanha muito forte no Outubro Rosa, com divulgações mundiais e eventos, mas o tema, muitas vezes, é esquecido no decorrer do ano".

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL