Produção de veículos sobe 39% em setembro, diz Anfavea

Judith Bessette
Outubro 6, 2017

Apesar do recuo na comparação direta com 2016, o resultado é o melhor entre os nove meses do ano até agora (veja gráfico), segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em relação a agosto, entretanto, houve queda de 8%.

Segundo os dados da Anfavea, as exportações de veículos e máquinas agrícolas em valores subiram 39,4% sobre setembro do ano passado, para US$ 1,39 bilhão, acumulando em 2017 crescimento de 51,5%, a US$ 11,66 bilhões. No acumulado do ano, o Brasil fabricou 1.986.650 veículos, um crescimento de 27% em relação ao período janeiro-setembro de 2016.

A indústria automobilística brasileira acumula de janeiro a setembro recorde histórico de exportação de veículos, com um total de 566,3 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus embarcados para o mercado externo. Em setembro foram exportadas 60,1 mil unidades, um aumento de 52,2% em relação aos 39,5 mil veículos do mesmo período de 2016 e queda de 10,1% contra as 66,8 mil unidades de agosto.

Atores Débora Nascimento e José Loreto anunciam gravidez
Débora está grávida de três meses. " Estamos grávidos e o fruto desse amor se chama Bella ", escreveu o ator de "Cidade Proibida". Os atores José Loreto e Debora Nascimento anunciaram nesta quarta-feira (4) a gravidez do primeiro filho do casal.

Foram mantidas 126.280 vagas de emprego no setor durante setembro, alta de 1,3% em relação a setembro do ano passado. Esses funcionários estavam em algum tipo programa de flexibilização da produção, como lay off e Programa Seguro Emprego (PSE).

Em entrevista à imprensa, o vice-presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb classificou o nível de estoque como normal. Com a volta da demanda interna, que percebemos desde de maio, deu capacidade para voltarmos à produção.

As projeções de resultados para o final do ano, revistas no mês passado, têm como expectativa aumento de vendas, de 7,3%; alta na produção, de 25,2%; e nas exportações, de 43,3%. "É prematuro usar os números de setembro e acreditar que vai ser sustentável até o fim do ano".

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL