Movimento separatista realiza novo plebiscito sobre independência do RS, SC e PR

Patrice Gainsbourg
Outubro 8, 2017

Os sulistas que participarem serão convidados a apoiar um projeto de lei de iniciativa popular para a realização de um plebiscito oficial em 2018, junto com as eleições.

Essa não é a primeira vez que o movimento "O Sul é Meu País" realiza um plebiscito informal.

Com sede em Passo Fundo (RS), a organização com 30 mil voluntários, pretende colocar 3.043 urnas disponíveis em várias cidades dos três estados e pretende conseguir 1 milhão de votos à favor da separação.

"O fator que mais nos leva a buscar a independência é o econômico". Para saber qual a urna mais próxima de sua casa, o eleitor pode consultar o site do plebiscito (descrito no início deste artigo). E vem com uma nova proposta.

Voltando agora com força total, o movimento de independência defendido pela região sul do país parte agora para uma consulta popular que pode ser estendida para pessoas que não morem na própria região.

Rússia. Mais de 100 detidos num conjunto de manifestações
De acordo com a organização OVD, há registros de ao menos 271 detidos em pelo menos 26 cidades. Até ser detido, estava prevista a realização de um comício em São Petersburgo neste sábado.

Depois de encaminhar uma solicitação ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e ao Ministério Público Eleitoral pedindo que "tomem providências para apurar a regularidade" da consulta pública do movimento "O Sul é Meu País", o vereador Goura (PDT), de Curitiba, passou a sofrer ameaças de simpatizantes do movimento separatista.

"Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?".

Ele diz que sempre quis morar fora do país, mas não vê perspectivas na política do Brasil. Todas as pessoas sabem que não existe salvação pro Brasil no caminho que está tomando”, comenta.

A consulta deverá ocorrer no dia 07 de outubro e várias urnas deverão estar espalhadas em vários locais nos estados citados acima. E 95,75% disseram ser favoráveis à separação dos três estados do restante do Brasil.

De acordo com as informações divulgadas na mesma página, o resultado poderá ser conhecido já a partir das 17 horas do mesmo dia de votação.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL