Horário de verão 2017 começa neste fim de semana

Judith Bessette
Outubro 13, 2017

Ainda assim, o engenheiro de planejamento energético da Cemig, Wilson Fernandes Lage, defende que a medida tem como objetivo aumentar a segurança da operação do sistema elétrico brasileiro e salienta que a alteração do horário não tem relação com o aumento do consumo de energia decorrente das altas temperaturas. O ajuste do horário vale para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A economia tida no período em que o horário de verão vigora equivale à demanda de uma cidade como Brasília durante 30 dias. Com a mudança no relógio, o leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, enquanto Acre e oeste do Amazonas ficam com três horas a menos.

O fim do horário de verão chegou a ser avaliado pelo governo depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou queda na efetividade do programa, já que o perfil de consumo de eletricidade não estava mais diretamente ligado ao horário e sim à temperatura, com picos de consumo nas horas mais quentes do dia. A última edição gerou economia de quase R$ 160 milhões.

Entretanto, o país passa por mais um ano de chuvas fracas que reduziram o armazenamento de água nas represas das hidrelétricas.

Trump ameaça contestar licença da NBC após reportagem sobre nuclear
As palavras de Trump, entretanto, podem inibir o trabalho jornalístico da emissora. "Isto é mau para o país!", escreveu o Presidente norte-americano no Twitter.

"A avaliação é que, sob a perspectiva do setor elétrico, o horário de verão não se justifica", havia dito o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

Com base nesses resultados o governo considerou a possibilidade de cancelar a medida neste ano, porém, alegou não ter tido tempo hábil para a realização de uma consulta pública e a decisão de manter o horário para este ano foi mantida pelo presidente Michel Temer.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL