JBS suspende abates no Mato Grosso do Sul

Patrice Gainsbourg
Outubro 18, 2017

O comunicado foi divulgado ontem pelo grupo dos irmãos Joesley e Wesley Batista, presos desde setembro. Preocupados com seus salários e seus empregos, os trabalhadores pediram apoio dos parlamentares para manutenção dos postos de trabalho da empresa no Estado.

Apesar de, supostamente, ter iniciado no governo de Zeca do PT (1999-2006), o plano teria privilegiado Reinaldo, que participou das irregularidades ao conceder diversos benefícios fiscais à JBS, alguns já sob investigada na própria Assembleia Legislativa, por meio da CPI da Propina.

Segunda a empresa, a paralisação das atividades em Mato Grosso do Sul, um dos maiores Estados produtores de gado do Brasil, ocorre devido a uma "insegurança jurídica" após dois pedidos de bloqueio de recursos feitos por uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa, que somaram R$ 730 milhões por supostos prejuízos fiscais causados ao Estado. A empresa estaria prestes a demitir funcionários em razão do bloqueio de bens. "Peço que a CPI que viabilize a continuidade do processamento de carne nesse Estado", disse o do secretário de Saúde, Meio Ambiente e Previdência Social da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac), Célio Elias, que está em Campo Grande, e acompanhou o protesto na Casa de Leis, falando em nome dos trabalhadores.

Líder do PSB na Câmara deverá deixar a função
Além dos quatro deputados, há mais nove parlamentares cujos processos ainda estão em análise pelo Conselho de Ética do PSB. Ganhou o senador Fernando Bezerra Coelho (PE) e seu filho, o ministro e deputado licenciado Fernando Coelho Filho (PE).

Paulo Corrêa (PR), presidente da CPI afirmou que aceita negociar para que a JBS entregue à Justiça bens no total de valores bloqueados para que as contas bancárias fiquem liberadas, na chamada substituição de garantia.

A pecuária de Mato Grosso do Sul pode passar por dificuldades por causa de mudanças no cenário da agroindústria local.

"Na conta da JBS foram encontrados R$ 6,5 milhões".

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL