70 meteoros por hora devem cair do céu no fim de semana

Eloi Lecerf
Outubro 21, 2017

De acordo com informações do Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astope), as chuvas de meteoro estão associadas, geralmente, aos cometas, "pois esses corpos celestes deixam para trás de suas trajetórias uma faixa de detritos".

Apesar de não ser a mais intensa, a chuva de Orionídeos é uma das mais importantes do calendário anual porque é vista em praticamente todo o mundo, a exceção é a Antártica. O melhor horário para assisti-la é das 2h às 3h da madrugada. Para assistir a este espetáculo da natureza, basta escolher um lugar com pouca luminosidade, como a praia, e olhar para qualquer direção no céu. No entanto, a previsão meteorológica para Curitiba e região metropolitana é de céu encoberto neste fim de semana, o que vai dificultar a observação. "Tem o pico que ocorre, na medida em que o radiante dos meteoros vai subindo, mas dá para ver durante toda a noite", diz Cássio Barbosa, astrônomo e autor do blog Observatório. Em outros anos, no entanto, o fenômeno chegou a registrar auges de até 80 "estrelas cadentes" por hora.

Em dois meses, Aécio e Gilmar Mendes trocaram 46 ligações, diz PF
Ocorreram também reuniões públicas para tratar do tema, com a presença do presidente da Câmara e presidentes de outros partidos. Durante o período em que Aécio foi efetivamente grampeado, apenas uma ligação entre o tucano e o ministro foi captada.

Ele informa que as regiões Norte e Nordeste do país devem ter cerca de 20 a 35 meteoros por hora no pico da chuva. Esta chuva de meteoros é oriunda dos detritos deixados pela passagem do cometa Halley. Entretanto, sempre consulte a fase da Lua para a ver alguma chuva de meteoros. Se o local for escuro como recomendado use uma lanterna de luz vermelha, para evitar ofuscamento pela luz branca. "Pode ser que em algum momento da madrugada uma ou outra cidade fique com céu aberto, mas serão casos isolados", adianta.

Observar uma chuva de meteoros não requer o uso de algum instrumento astronômico. Você pode simplesmente observar a olho nu!

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL