Artur Neves é o novo secretário de Estado da Protecção Civil

Patrice Gainsbourg
Outubro 21, 2017

A tomada de posse está marcada para este sábado, às 09:30, no Palácio de Belém. Eduardo Cabrita, que até agora desempenhou as funções de ministro-adjunto do primeiro-ministro é o novo ministro da Administração Interna, colmatando assim a saída de Constança Urbano de Sousa.

Contactado pela agência Lusa pouco depois de ter sido conhecido que o primeiro-ministro propôs ao Presidente da República a sua nomeação para o cargo de secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Tavares Neves prometeu "uma atitude positiva e de encarar os desafios com força, abnegação e determinação". "É um momento honroso para servir o Estado numa situação complicada, complexa", admitiu, menos de uma semana depois do pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, que no domingo provocaram 44 mortos e cerca de 70 feridos.

Rosa Lopes Monteiro substitui Catarina Marcelino como secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e Carlos Miguel continuará a ser secretário de Estado das Autarquias Locais.

O futuro tutelar da nova pasta - que foi presidente da Câmara de Arouca entre 2005 a 2017 - destaca o seu "conhecimento de um espaço rural, imenso, com muitas aldeias isoladas, com muitas dificuldades de acesso". Tinha sido nomeada em 2016 para exercer as funções de técnica especialista no gabinete do ministro-adjunto Eduardo Cabrita.

Nintendo Switch com 2 milhões de unidades vendidas nos EUA
O mais vendido do mês foi o Nintendo Switch , que foi lançado pela empresa em março. Este recebeu 10/10 da revista EDGE e 39/40 da Famitsu.

Maria Isabel Solnado Porto Oneto mantém-se no cargo de Secretária Estado Adjunta e da Administração Interna.

Além da mudança de nomes, há também alterações na orgânica dos ministérios: O secretário de Estado da Autarquias Locais vai ser integrado no Ministério da Administração Interna e a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade passa a ser tutelada pelo Ministério da Presidência. Estes dois governantes estarão sob a tutela de Pedro Siza Vieira, novo ministro adjunto de Costa.

O novo ministro adjunto do primeiro-ministro ficará somente com competências políticas, sem tutela sobre secretários de Estado. E já receberam a luz verde de Belém, como se pode ler numa nota entretanto publicada no portal da Presidência da República.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL