Revista Lui publica fotografias de Sara Sampaio nua sem autorização

Rebecca Barbier
Outubro 21, 2017

"Fui agressivamente pressionada a fazer fotografias de nus no 'estúdio, perguntaram-me porque não queria mostrar os meus mamilos ou ficar completamente nua". "Quero que todas as modelos e todas as mulheres saibam que têm o direito de fazer as suas escolhas relativamente ao seu corpo e a sua imagem", lê-se na publicação. Nesta quinta-feira (19), Sara Sampaio, que é uma das angels da Victoria's Secret, usou o Instagram para expor uma revista, que a obrigou a posar nua e usou suas imagens sem autorização, mesmo com uma cláusula de "não nudez" em seu contrato.

Sara Sampaio explica que concordou em ser fotografada para a capa da revista francesa, "com a condição de não haver nudez", tendo mesmo sido assinado um acordo entre a revista e a modelo. Ao longo do dia, na sessão, tive que me ir defendendo, constantemente, relembrando os meus limites e tapando-me o mais possível. Quando estava a rever as fotografias, reparou que havia "exposições acidentais" de algumas partes do corpo que não queria que fossem expostas. "Tenho direito de mostrar meu corpo como, quando, onde e porque eu decidir assim". Falei e fui assegurada de que essas imagens não iriam ser usadas.

Esta não é a primeira vez que a supermodelo portuguesa é pressionada a passar essa fronteira. Eu sofri bullying. Muitas vezes, me mostraram fotos minhas sem roupa como exemplo para me coagir a fazê-lo novamente e, quando eu mantinha minha opinião e me recusava, era criticada e julgada como uma pessoa difícil de trabalhar.

Red Bull anuncia renovação do contrato de Verstappen até 2020
Os momentos de Verstappen pela Red Bull, porém, não tem sido só de alegrias, especialmente em 2017. "Eles sempre me apoiaram e apoiaram a minha ambição, e eu sei que compartilhamos da mesma ambição".

"Estou confortável com o meu corpo e em posar nua, em circunstâncias que considero serem uma forma de arte - este é um processo que surge naturalmente e é muito bem pensado, que é criativo e feito com a colaboração de todos". Em toda minha carreira, fui muito seletiva em quando e como posar nua. Só porque consenti no passado, não dá o direito de ninguém presumir que eu o farei de novo, sob qualquer circunstância.

Sara Sampaio é a mais recente celebridade a descrever publicamente uma situação de desrespeito pela qual passou. "E quando tomo uma decisão, espero ser tratada com respeito e profissionalismo", acrescentou.

"O que me fizeram é inaceitável". "Infelizmente, não se trata de um incidente isolado, e eu não estou sozinha". "Como modelos e como mulheres, temos que nos erguer unidas e exigir o respeito que merecemos. Temos o direito de fazer as nossas próprias escolhas sobre os nossos corpos, a nossa imagem e as nossas vidas".

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL