Revista Lui publica fotografias de Sara Sampaio nua sem autorização

Rebecca Barbier
Outubro 21, 2017

"Fui agressivamente pressionada a fazer fotografias de nus no 'estúdio, perguntaram-me porque não queria mostrar os meus mamilos ou ficar completamente nua". "Quero que todas as modelos e todas as mulheres saibam que têm o direito de fazer as suas escolhas relativamente ao seu corpo e a sua imagem", lê-se na publicação. Nesta quinta-feira (19), Sara Sampaio, que é uma das angels da Victoria's Secret, usou o Instagram para expor uma revista, que a obrigou a posar nua e usou suas imagens sem autorização, mesmo com uma cláusula de "não nudez" em seu contrato.

Sara Sampaio explica que concordou em ser fotografada para a capa da revista francesa, "com a condição de não haver nudez", tendo mesmo sido assinado um acordo entre a revista e a modelo. Ao longo do dia, na sessão, tive que me ir defendendo, constantemente, relembrando os meus limites e tapando-me o mais possível. Quando estava a rever as fotografias, reparou que havia "exposições acidentais" de algumas partes do corpo que não queria que fossem expostas. "Tenho direito de mostrar meu corpo como, quando, onde e porque eu decidir assim". Falei e fui assegurada de que essas imagens não iriam ser usadas.

Esta não é a primeira vez que a supermodelo portuguesa é pressionada a passar essa fronteira. Eu sofri bullying. Muitas vezes, me mostraram fotos minhas sem roupa como exemplo para me coagir a fazê-lo novamente e, quando eu mantinha minha opinião e me recusava, era criticada e julgada como uma pessoa difícil de trabalhar.

TRF derruba liminar que impedia enfermeiros de requisitarem exames a pacientes
Vicente explica que cada município decide se irá acatar as determinações, porém, a orientação é a suspensão até que se tome as medidas cabíveis.

"Estou confortável com o meu corpo e em posar nua, em circunstâncias que considero serem uma forma de arte - este é um processo que surge naturalmente e é muito bem pensado, que é criativo e feito com a colaboração de todos". Em toda minha carreira, fui muito seletiva em quando e como posar nua. Só porque consenti no passado, não dá o direito de ninguém presumir que eu o farei de novo, sob qualquer circunstância.

Sara Sampaio é a mais recente celebridade a descrever publicamente uma situação de desrespeito pela qual passou. "E quando tomo uma decisão, espero ser tratada com respeito e profissionalismo", acrescentou.

"O que me fizeram é inaceitável". "Infelizmente, não se trata de um incidente isolado, e eu não estou sozinha". "Como modelos e como mulheres, temos que nos erguer unidas e exigir o respeito que merecemos. Temos o direito de fazer as nossas próprias escolhas sobre os nossos corpos, a nossa imagem e as nossas vidas".

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL