VG lança Campanha Novembro Azul de Conscientização sobre o Câncer de Próstata

Oceane Deschanel
Novembro 2, 2017

A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) estima que 520 casos de câncer de próstata atinja os homens, só este ano, no Amazonas, sendo 330 casos, na capital.

Ele deixa claro os tipos de exames utilizados para detecção da doença, que podem ser realizados de maneira concomitante. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015.

Durante todo o mês de novembro o Palácio do Buriti estará iluminado em azul para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. No entanto, ele frisa que é essencial que todos os homens com mais de 50 anos se submetam aos exames básicos para diagnóstico do câncer de próstata. Os homens têm pouca iniciativa em procurar o auxílio médico e quando o fazem, geralmente, é por incentivo da esposa e dos filhos, o que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, reflete na porcentagem de pacientes diagnosticados em estágios avançados da doença: 20%, sendo que a mortalidade entre o grupo é de 25%. Um fator que aumenta a probabilidade de surgimento da doença é o genético, ou seja, a existência de casos acometendo parentes próximos (pai, tio e irmão). Sedentarismo e obesidade contribuem ainda para que pacientes tenham câncer de próstata mais agressivo.

O médico salienta que na fase inicial o câncer de próstata é assintomático, ou seja, não apresenta sintoma e por isso as consultas e exames regulares são importantes. Por isso, dois exames preventivos são fundamentais: o exame PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque retal.

Linkin Park toca nova música em tributo a Chester Bennington; ouça aqui
Escrita apenas oito dias após a morte do frontman, a balada " Looking For An Answer " emocionou seus colegas e fãs. A apresentação durou mais de três horas e em diversos momentos o público assumiu os vocais.

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são: dificuldade ou dor para urinar ou ejacular; dor na região dos testículos; sensação de bexiga sempre cheia, mesmo tendo urinado; urinar várias vezes à noite e em pequenas quantidades; sangue na urina ou no sêmem; dor nos quadris, na lombar e parte interna das coxas; disfunção erétil (dificuldade de ereção do pênis).

O mês foi escolhido porque o próximo sábado (17) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Além disso, cerca de três quartos dos pacientes têm mais de 65 anos, por isso ele é considerado pelo Inca como uma doença da terceira idade. Principalmente para os mais jovens, é essencial usar preservativo e evitar a promiscuidade sexual.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL