WhatsApp falso foi baixado mais de um milhão de vezes

Eloi Lecerf
Novembro 6, 2017

Apesar dos incansáveis esforços da Google, esses apps ainda aparecem e com muito mais força do que deveriam.

Esteve disponível na loja virtual da Google para dispositivos Android uma aplicação que se fez passar pelo WhatsApp.

Ao todo, o Update WhatsApp - como foi nomeado o app - foi baixado mais de 1 milhão de vezes.

Sporting arranca empate ao Braga no último minuto (2-2)
Duas más notícias para os leões, a juntar a outras duas recebidas ainda durante a partida: as lesões de Acuña e Bas Dost . A formação orientada por Jorge Jesus passou a somar 27 pontos e está a quatro do FC Porto, que lidera o campeonato.

"Os desenvolvedores do software falso, como estratégia para enganar os usuários, conseguiram personalizar o nome do autor do app como WhatsApp Inc" e desta forma, através do uso de caracteres invisíveis conseguiram driblar a segurança da Play Store. Um dos incautos afirmou que o app "em si tem permissões mínimas (acesso à internet), mas é basicamente um wrapper carregado por anúncios que possui algum código para baixar um segundo app, também chamado de 'whatsapp.apk'".A Google tratou de remover o aplicativo da sua loja assim que confirmou a falsidade do serviço.

A app falsa já foi removida da Play Store, mas o incidente reforçou a fragilidade da Google para detetar esquemas ou fraudes, mesmo que o programa tenha sido descarregado mais de um milhão de vezes. Após fazer o download, os usuários passavam a receber anúncios de outros aplicativos. No entanto, o caso é mais um exemplo dos problemas relacionados a autenticidade dos aplicativos que a loja do Android tem enfrentado ao longo dos anos.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL