WhatsApp falso foi baixado mais de um milhão de vezes

Eloi Lecerf
Novembro 6, 2017

Apesar dos incansáveis esforços da Google, esses apps ainda aparecem e com muito mais força do que deveriam.

Esteve disponível na loja virtual da Google para dispositivos Android uma aplicação que se fez passar pelo WhatsApp.

Ao todo, o Update WhatsApp - como foi nomeado o app - foi baixado mais de 1 milhão de vezes.

Arábia Saudita intercepta míssil lançado pelo Iêmen sobre Riad
Em algumas ocasiões, os rebeldes usaram mísseis de maior alcance para tentar atingir Riad, capital do país vizinho. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o conflito no Iémen fez mais de 8.659 mortos e cerca de 58.600 feridos.

"Os desenvolvedores do software falso, como estratégia para enganar os usuários, conseguiram personalizar o nome do autor do app como WhatsApp Inc" e desta forma, através do uso de caracteres invisíveis conseguiram driblar a segurança da Play Store. Um dos incautos afirmou que o app "em si tem permissões mínimas (acesso à internet), mas é basicamente um wrapper carregado por anúncios que possui algum código para baixar um segundo app, também chamado de 'whatsapp.apk'".A Google tratou de remover o aplicativo da sua loja assim que confirmou a falsidade do serviço.

A app falsa já foi removida da Play Store, mas o incidente reforçou a fragilidade da Google para detetar esquemas ou fraudes, mesmo que o programa tenha sido descarregado mais de um milhão de vezes. Após fazer o download, os usuários passavam a receber anúncios de outros aplicativos. No entanto, o caso é mais um exemplo dos problemas relacionados a autenticidade dos aplicativos que a loja do Android tem enfrentado ao longo dos anos.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL