Novos procedimentos podem elevar valor de plano de saúde

Oceane Deschanel
Novembro 8, 2017

Os planos de saúde serão obrigados a oferecer 18 novos procedimentos a partir de 2018. A nova listagem terá a inclusão de 18 novos procedimentos, entre exames, terapias e cirurgias, além da ampliação de cobertura para outros sete, incluindo medicamentos orais contra o câncer. Pela primeira vez, foi incorporado à lista um medicamento para tratamento de esclerose múltipla.

A lista começa a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2018 e é válida para todos os planos contratados desde a entrada da lei nº 9.656, de 1998, também aos que foram adaptados à lei.

-8 medicamentos orais para tratamento de cânceres - pulmão, melanoma, próstata, tumores neuroendócrinos, mielofibrose e leucemia (afatinibe, crizotinibe, dabrafenibe, enzalutamida, everolimo, ruxolitinibe, ibrutinibe e tramatinibe);-Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET-CT) para diagnóstico de tumores neuroendócrinos. Caso seja identificado um impacto financeiro depois desse prazo, será feita uma avaliação para o cálculo de reajuste no ano seguinte, ou seja, por enquanto não haverá alta nos valores.

Também será garantida ao paciente a realização de um exame para diagnóstico de tumores neuroendócrinos.

Caixa libera R$ 8,7 milhões e normaliza Minha Casa Minha Vida
O dinheiro , com recursos da poupança, só passou a ser liberado se o interessado puder dar 50% de entrada no negócio. A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação de mais de R$ 8,7 bilhões para financiamento de imóveis.

A lista completa de procedimentos inclusos na cobertura mínima pode ser consultada no site da ANS. Caso essas normas não sejam cumpridas, as operadoras deverão pagar uma multa de 80 mil reais por infração cometida.

A determinação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os canais de atendimento são: Disque ANS: 0800 701 9656 - atendimento telefônico gratuito, disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas (exceto feriados); o Portal da ANS; e o Núcleos da ANS, que funcionam com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 (exceto feriados), em 12 cidades localizadas nas cinco regiões do país.

A cada dois anos o Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde) faz a atualização da lista de procedimentos obrigatórios cobertos pelos planos de saúde.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL