Produção industrial registra crescimento de 3,1% no terceiro trimestre

Judith Bessette
Novembro 8, 2017

Na comparação com setembro de 2016, a expansão da produção foi mais disseminada, alcançando dez dos 15 locais pesquisados pelo IBGE, com destaque para Pará (13,2%) e Rio de Janeiro (11,3%).

Os dados fazem parte da pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Regional divulgada nesta quarta-feira (8).

Na média do País, o setor industrial cresceu 3,1% no terceiro trimestre de 2017, a taxa positiva mais elevada desde o segundo trimestre de 2013, quando avançou 5,1%.

A média da indústria nacional subiu 0,2% em setembro ante agosto, com avanços em seis dos 14 locais pesquisados.

Por outro lado, houve desaceleração no ritmo de crescimento do Espírito Santo (de 5,0% no segundo trimestre para 0,2% no terceiro trimestre), além de perda relevante no Rio Grande do Sul (de 2,0% para -1,4%). Os resultados interromperam onze trimestres consecutivos de taxas negativas.

PF coloca Marcapasso contra fraude na Saúde do Tocantins
O nome da operação faz alusão a um dos itens mais simbólicos e conhecidos da área de cardiologia, o marca-passo. Segundo a polícia, esse era um dos itens que integrava alguns dos editais "fraudados" nas licitações.

A Bahia (-2,9%) apontou o recuo mais elevado no índice acumulado no ano. A Região Nordeste voltou a recuar após acumular um ganho de 3,1% nos meses julho e agosto.

No Rio de Janeiro, aumento na produção foi de quase 9% de agosto para setembro.

Já no Rio de Janeiro, os resultados foram determinados pelo aumento da produção de óleo diesel, óleos combustíveis, gasolina automotiva, querosenes de aviação, óleos lubrificantes básicos e naftas para petroquímica.

Na mesma base de comparação, Goiás fechou com expansão de 2,1%, Pará (2%), São Paulo (1,3%), Paraná e Santa Catarina (0,2%) e também tiveram índices positivos em setembro de 2017. Também reduziram a produção Espírito Santo (-2,7%), Região Nordeste (-1,3%) e Minas Gerais (-0,8%).

Já na passagem de agosto para setembro, a queda do setor no Rio Grande do Sul foi de 1,0%.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL