Ministra de May se demite e agrava crise no governo britânico

Patrice Gainsbourg
Novembro 9, 2017

A primeira-ministra britânica, Theresa May, prepara-se para afastar o segundo membro do seu governo em menos de uma semana, perante a avalancha de erros, omissões e até suspeitas de deslealdade cometidos pela ministra do Desenvolvimento Internacional. A sua decisão foi tornada pública após ter sido noticiado que a então governante manteve encontros não autorizados com dirigentes israelitas, incluindo o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

Patel foi forçada a encurtar uma viagem à África para se encontrar com May. A proposta foi considerada imprópria pelo governo britânico. "Aceito que, ao reunir-me com organizações; e políticos durante minhas férias particulares em Israel, minhas ações ficaram abaixo do alto padrão que se espera de uma ministra", afirmou.

A demissão de Patel foi a segunda no governo britânico em sete dias, depois da do ministro da Defesa, Michael Fallon, devido a um caso de assédio sexual. Pelo protocolo britânico, reuniões com funcionários israelenses deveriam ser contrabalançadas com encontros com palestinos.

Mundial 2018 recupera "velhinha" Telstar — OFICIAL
E a pelota é uma velha conhecida já que ela é baseada nas mesmas que foram utilizadas em 1970, no México, e em 1974, na Alemanha. E o que eu gosto mais é a cor dela, preta e branca. "É um uma bola legal, vamos ver durante a Copa", declarou Podolski.

A ministra de Cooperação Internacional do Reino Unido, Priti Patel, renunciou no dia anterior em meio ao escândalo causado pela revelação de suas reuniões secretas com representantes do alto escalão do governo de Israel.

Na terça-feira soube-se também que, depois da visita a Israel, a ministra terá questionado o seu ministério sobre se seria possível financiar um hospital militar nos montes Golã, território capturado à Síria em 1967, onde estarão a ser assistidos feridos da guerra civil no país vizinho.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, indigitou, esta quinta-feira, para ministra para o Desenvolvimento Internacional Penny Mordaunt, um rosto que não é completamente desconhecido dos britânicos que assistiram ao "reality show" "Splash!".

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL