Mulheres protestam contra PEC 181 no Centro de Maceió

Oceane Deschanel
Novembro 14, 2017

"É pela vida das mulheres".

No protesto podia-se ver a frase "Todas contra 18", em referência aos 18 votos contra 1 que levaram a comissão mista da Câmara dos Deputados a aprovar na última quarta-feira a PEC 181, com o voto contrário da única mulher presente na sessão.

Cerca de 300 pessoas se reuniram na Praça 19 de Dezembro no início da noite desta segunda-feira (13) para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 181, que explicita a proteção à vida humana desde a sua concepção.

Originalmente a PEC previa a ampliação de direitos trabalhistas às mães de crianças prematuras, com maior período de licença maternidade nestes casos. Porém, membros da bancada religiosa introduziram a questão do aborto nesse projeto. No entanto, a novidade aprovada em comissão especial formada para analisar o texto incluiu a proibição do aborto em casos de estupro e risco de vida para a mulher.

Alana Martina já nasceu e Cristiano Ronaldo mostra a filha
Depois de Cristianinho , Mateo e Eva, nasceu hoje Alana Martina , a quarta filha de Cristiano Ronaldo . Foi a conceituada médica Inés Tamarit - que acompanhou toda a gravidez - que auxíliou o parto.

A movimentação também é intensa nas ruas de São Paulo, de Belo Horizonte e de Brasília.

"Em vez de a gente estar nas ruas hoje para discutir o aborto legal para as mulheres não morrerem, já que 20% delas no nosso país fazem algum tipo de aborto ou farão até os 40 anos, a gente está lutando para que aquilo que já foi assegurado possa permanecer", completou Indira. Querem que a mulher que engravide de um estuprador não tenha direito ao aborto. "Então é tempo de retrocesso, mas é também de potencializar e reafirmar o nosso lugar na rua", destacou Talíria Petrone (Psol), também vereadora em Niterói. "Nós defendemos a legalização do aborto em todos os casos, porque é uma questão de cidadania e autonomia das mulheres", afirmou. Por conta dessa manobra, o projeto foi apelidado de Cavalo de Troia.

Tramitação. Com a aprovação do texto-base, os deputados da comissão passarão a analisar, no próximo dia 21, sete destaques que podem alterar o conteúdo da proposta.

Famosas. Muitas mulheres famosas usaram suas redes sociais para apoiar publicamente o ato marcado para esta segunda-feira (13), entre elas as atrizes Camila Pitanga, Letícia Sabatella e Bruna Linzmeyer, além da roteirista Antonia Pellegrino.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL