PF deflagra a 47ª fase da Operação Lava Jato

Oceane Deschanel
Ноября 21, 2017

O ex-funcionário, detido esta manhã, é suspeito de ter recebido R$ 7 milhões entre setembro de 2009 e março de 2014.

De acordo com as investigações, o ex-gerente teria pedido inicialmente o pagamento de 1 por cento do valor dos contratos da empresa com a Transpetro como propina para favorecer a empresa de engenharia em contratos com a estatal, mas o acerto final ficou em 0,5 por cento.

Para mascarar a origem ilícita do dinheiro, o valor teria sido pago por meio de depósitos realizados em contas bancárias de familiares e intermediários de José Antônio. "Todas as informações obtidas nas apurações foram encaminhadas ao Ministério Público Federal e demais órgãos competentes". Além disso, estão sendo investigados contratos entre a própria empresa do filho, controlada de fato pelo ex-gerente, e a Transpetro, o que pode indicar a inexistência ou falha grave de mecanismos de compliance'.

Читайте также: Mega-Sena acumula pela sexta vez e deverá pagar R$ 50 milhões

Após a menção, ainda no ano passado executivos da NM Engenharia também firmaram acordos de colaboração. O ex-gerente se desligou da subsidiária da Petrobras recentemente. José Antonio de Jesus será levado a Curitiba. A expectativa da PF é que ele chegue à carceragem na noite desta terça. A detenção dele, que é temporária, ocorreu na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e faz parte da 47ª fase da Operação Lava Jato, que cumpre 14 mandados judiciais também em Sergipe, Santa Catarina e São Paulo.

A procuradora Jerusa Burmann Viecilo afirmou que o esquema desvendado hoje pela Operação Sothis era "bastante rudimentar" e envolvia corrupção e lavagem de dinheiro. Quem cometeu crimes nessas empresas não fique tranquilo: "a Lava-Jato avança e investigações continuarão firmes até o fim", disse o procurador Athayde Ribeiro Costa.

A Polícia Federal está cumprindo mandado judicial em Itabaiana; agentes entraram em uma residência localizada no município, em decorrência das investigações da Operação Lava Jato.

При любом использовании материалов сайта и дочерних проектов, гиперссылка на обязательна.
«» 2007 - 2017 Copyright.
Автоматизированное извлечение информации сайта запрещено.

Код для вставки в блог

Outros relatórios

Discuta este artigo