Rússia suspende importação de carnes bovina e suína do Brasil

Patrice Gainsbourg
Novembro 21, 2017

A substância é proibida em regiões como o território russo, mas é liberada no Brasil.

As agroindústrias associadas à ABPA respeitam a legislação sanitária da Rússia e dos demais mercados com os mesmos critérios, e subsidiarão o MAPA com as informações dos pontos que se façam necessários. A decisão preocupa Santa Catarina porque o país é o principal mercado da carne suína do Estado, para onde vão 30% dessas exportações.

Blairo disse que a ractopamina é permitida em alguns países, mas este não é o caso da Rússia.

Para Pereira, o caso "não é danoso" à imagem da proteína brasileira no exterior, uma vez que a ractopamina, utilizada como um ingrediente à ração animal, é autorizada em outros países. Maggi disse também que o ministério tem programas de controle para garantir que o aditivo não esteja presente nos produtos exportados para a Rússia.

"Agora, se alguma empresa fraudou ou deixou passar ou não conseguiu controlar isso, compete sim a eles fazerem as observações e a nós fazermos as correções aqui", acrescentou. Não considero isso mercado fechado, mas uma coisa que acontece permanentemente - disse Maggi, que esteve em Moscou em outubro, para ampliar o comércio bilateral.

Pentágono revela as condições para negociar com a Coreia do Norte
Depois de dez anos na lista de países financiadores de atividades terroristas , em 2008, o então Presidente George W. Durante a viagem à Ásia, num discurso na Coreia do Sul, Trump já tinha dado a entender que isto poderia acontecer.

"Toda a suspensão de exportação tem impacto econômico".

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e o Ministério da Agricultura não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Entre as justificativas usadas pelos russos, está a necessidade de tomar "medidas severas para a proteção dos consumidores russos", sendo a restrição de importação de carnes bovina e suína a opção encontrada. Em segundo lugar está Hong Kong.

Em março deste ano, uma ação policial denominada 'Operação Carne Fraca' desencadeou um escândalo de proporções mundiais, ao divulgar informações de que grandes empresas brasileiras vendiam carne adulterada no mercado interno e externo.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL