Sede do Infarmed muda de Lisboa para o Porto

Patrice Gainsbourg
Ноября 22, 2017

A comissão de trabalhadores da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) diz que não sabia da mudança da sede para o Porto. Posteriormente serão decididas "medidas a tomar", acrescentou ainda Rui Spínola.

Adalberto Campos Fernandes fez o anúncio durante o encerramento da VIII Conferência Anual do Health Cluster Portugal, que decorreu em Lisboa com o tema "Saúde em Portugal: construir consensos para 2020 e mais além".

Para Tiago Barbosa Ribeiro, "esta decisão do Governo é, por outro lado, indissociável do esforço realizado pela Cidade em torno da candidatura do país ao acolhimento da sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), na qual os vereadores do PS tiveram uma ação determinante".

"Se o Porto tinha boas condições para acolher a Agência [Europeia] do Medicamento como é que não tem para acolher a agência nacional?"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse estar "satisfeito" com o Governo ter tomado tal medida descentralizadora.

Para António Araújo, o Infarmed dará ao Porto "um organismo que tem um número apreciável de profissionais" que ali irão centralizar "a decisão da utilização dos medicamentos e dos dispositivos médicos" e poderá captar "algumas sedes da indústria farmacêutica a médio e longo prazo".

Читайте также: La fuga de Ledezma dispara una ola de arrestos en Venezuela

O ministro rejeita que esta mudança seja uma compensação pelo facto de a Invicta não receber a EMA.

"Assim, é do entendimento dos vereadores do PSD que o anúncio do Governo é irregular, não fundamentado, injustificado e constitui uma decisão uma opção política errada, ignorando o serviço público aos portugueses e os direitos dos trabalhadores do Infarmed, evidenciando ainda um desrespeito pela cidade de Lisboa e pelos seus órgãos autárquicos", salienta a moção que deverá ser apreciada na reunião privada do executivo, na quinta-feira.

Todos estes detalhes serão definidos durante o próximo ano, de acordo com o ministro. A decisão de alteração da sede do Infarmed vai afetar 350 famílias.

O ministro recusou ainda revelar o custo desta medida, dizendo apenas que a transferência será feita de forma gradual entre janeiro de 2019 e os dois ou três anos seguintes.

Questionado pelo i sobre os detalhes da mudança do Infarmed para o Porto, o Ministério da Saúde não avançou mais informação.

При любом использовании материалов сайта и дочерних проектов, гиперссылка на обязательна.
«» 2007 - 2017 Copyright.
Автоматизированное извлечение информации сайта запрещено.

Код для вставки в блог

Outros relatórios

Discuta este artigo