Vulcão Agung coloca Bali em estado de alerta máximo

Judith Bessette
Ноября 29, 2017

A última vez que o vulcão do monte Agung entrou em erupção foi em 1963, e foi uma tragédia, com mais de 1.500 mortes.

O aumento da atividade de um gigante adormecido surpreendeu autoridades da Indonésia nesta segunda-feira (27). O fecho do aeroporto, inicialmente por 24 horas, levou ontem ao cancelamento de 445 voos, afetando cerca de 59 mil passageiros.

Bali, um dos principcia destinos turísticos da Indonésia, recebe por ano 5,4 milhões de visitantes estrangeiros. Segundo dados oficiais, todos os meses são recebidos 200 mil turistas. Especialistas ressaltam que isso pode afetar os motores dos aviões e causar acidentes.

Passageiros aguardam no aeroporto em Bali na segunda-feira
Passageiros aguardam no aeroporto em Bali na segunda-feira

A agência indonésia de gestão de desastres elevou o alerta para nível máximo depois de, durante a noite, ter sido detetada uma grande concentração de lava no interior da cratera, sinal de que uma erupção violenta pode estar para breve.

Veja um vídeo filmado em formato timelapse da altura em que o vulcão começou a deitar fumo.

Segundo o porta-voz, os governantes estão a responder tendo por base o pior cenário possível, porque o Agung tem uma história de erupções violentas.

Читайте также: Bitcoin bate recorde e já vale mais de R$ 40 mil

A Indonésia encerrou ontem o aeroporto da ilha de Bali e ordenou a cem mil pessoas que vivem ou estão alojadas na zona em redor do vulcão do Monte Agung para que deixem imediatamente a área, alertando que primeira grande erupção em 54 anos estaria "iminente". Pelo menos 22 localidades foram afetadas pela chuva de cinzas.

O Governo apelou aos viajantes portugueses que se encontram em Bali para respeitarem as informações das autoridades indonésias.

Vale notar que a Indonésia está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, que concentra forte atividade vulcânica e ocorrência de terremotos, e possui mais de 120 vulcões ativos. Existe potencial para um "desastre", segundo autoridades.

При любом использовании материалов сайта и дочерних проектов, гиперссылка на обязательна.
«» 2007 - 2017 Copyright.
Автоматизированное извлечение информации сайта запрещено.

Код для вставки в блог

Outros relatórios

Discuta este artigo