Mário Centeno é candidato ao Eurogrupo — É oficial

Patrice Gainsbourg
Novembro 30, 2017

"O Governo português "apresentou esta manhã a candidatura do Ministro das Finanças, Mário Centeno, à presidência do Eurogrupo".

O periódico conta que Centeno reúne o apoio da maioria dos socialistas europeus, tendo ultrapassado o ministro italiano Pier Carlo Padoan.

O jornal económico Financial Times, sublinhe-se, aponta hoje o português Mário Centeno com favorito ao cargo.

A eleição terá lugar na próxima reunião do Eurogrupo, que está agendada para segunda-feira, dia 4 de dezembro.

Portugal tinha de enviar uma carta com a candidatura até às 11:00 desta quinta-feira, 30 de Novembro. A RTP apurou esta quinta-feira que o ministro das Finanças português vai mesmo ser candidato.

É cedo para dizer se reforma será aprovada este ano — Meirelles
Com isso, fiz uma análise de prioridades e concluí que minha presença em Brasília esses dias é mais importante - anunciou.

De acordo com a informações do PÚBLICO, o apoio à candidatura única de Mário Centeno foi dado por primeiros-ministros como Emmanuel Macron, Angela Merkel, Alexis Tsipras, Mariano Rajoy.

A decisão terá sido fechada depois de alguns contactos finais.

Será eleito assim o sucessor do holandês Jeroen Dijsselbloem, que em Janeiro de 2013 sucedeu àquele que foi o primeiro presidente do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro, o agora presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

A ministra das Finanças da Letónia já formalizou, entretanto, a candidatura ao cargo de presidente do Eurogrupo.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL