E-Título: seu título eleitoral no celular

Patrice Gainsbourg
Dezembro 2, 2017

Os achados são decorrentes das atualizações na urna eletrônica realizadas este ano, para uso nas eleições de 2018, em que se votará para presidente, governador, senadores, deputado federal e estadual.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta sexta-feira (1) no E-título, um documento digital como aplicativo que poderá substituir o título eleitoral usado até hoje. Cerca de 47% dos 146,7 milhões de eleitores já realizaram o cadastramento biométrico até o momento, segundo informação do tribunal. Nos casos de equipamentos com IOS, informou a assessoria do tribunal, o aplicativo estará disponível para download em dez dias, na loja da App Store. (Se você não fez cadastramento biométrico, não haverá foto.) O app também possui um QR Code para validação na zona eleitoral. Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor.

De acordo com o TSE, o aplicativo vai reduzir os custos da Justiça Eleitoral com a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, aquisição de equipamentos para a impressão dos documentos e consumo de energia. O aplicativo foi proposto pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre e desenvolvido por equipes internas de tecnologia do TRE-AC e TSE.

Três chefes de torcidas organizadas do Fluminense são presos no RJ
O mandatário estava acompanhado dos advogados do clube e, à imprensa no local, disse que não se manifestaria naquele momento. Apesar da punição, líderes dessas torcidas seguiam recebendo ingressos, que eram repassados para venda de cambistas.

Assim como acontece com a carteira de motorista digital, o E-título não será um substituto do titulo de eleitor impresso, que continuará sendo válido e emitido.

Por enquanto, o e-título está disponível apenas para aparelhos de celular que funcionam com o sistema Android, do Google.

Os eleitores que comparecerem à seção eleitoral com o E-título só precisarão apresentar o documento digital. O documento terá agora a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL