Casos de HIV registram aumento no Brasil, diz Ministério da Saúde

Oceane Deschanel
Декабря 3, 2017

MITO. Os portadores do vírus HIV conseguem ter uma vida normal, desde que a pessoa faça acompanhamento regular, não deixe de tomar os antirretrovirais e tenha um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e pratica de atividade física regular.

O direito à saúde está consagrado no Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1966, o que inclui o direito de todos à prevenção e ao tratamento da saúde debilitada, à tomada de decisões sobre a própria saúde e ao tratamento com respeito e dignidade.

A rede pública de saúde disponibiliza, gratuitamente, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante para toda população.

"Artigo 1º - Constitui crime punível com reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, as seguintes condutas discriminatórias contra o portador do HIV e o doente de aids, em razão da sua condição de portador ou de doente: I - recusar, procrastinar, cancelar ou segregar a inscrição ou impedir que permaneça como aluno em creche ou estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado; II - negar emprego ou trabalho; III - exonerar ou demitir de seu cargo ou emprego; IV - segregar no ambiente de trabalho ou escolar; V - divulgar a condição do portador do HIV ou de doente de aids, com intuito de ofender-lhe a dignidade; VI - recusar ou retardar atendimento de saúde". "Não podemos ter uma abordagem de dois pesos e duas medidas com para acabar com a epidemia de Aids", avalia Sidibé. Primeiro é bom saber que HIV é a sigla utilizada para o vírus da imunodeficiência humana, que causa a Aids, atacando o sistema imunológico do ser humano, acabando assim, com as defesas do corpo.

Quase 21 milhões de pessoas portadoras do HIV estão em tratamento no mundo e o número de novas infecções e mortes relacionadas à Aids está em declínio em vários países. "Hoje em dia as pessoas não tem valorizado tanto o risco de pegar HIV como antigamente, quando as pessoas tinham medo". No país, anualmente cerca de 15 mil pessoas morrem em decorrência da doença. Outros casos de doenças sexualmente transmissíveis também têm aumentando entre os mais jovens, como sífilis e gonorreia.

Читайте также: Senado aprova reforma fiscal e dá primeira vitória a Trump

A pesquisa da Unaids revela, também, outro problema: apenas 55% dos brasileiros infectados pelo HIV recebem o tratamento medicamentoso adequado. Mais um motivo para se fazer um alerta para a prevenção à Aids.

A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo, transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

O preconceito também pode tornar a doença ainda mais difícil. A AIDS é quando, pelo HIV, o seu corpo perde as defesas.

A doutora falou, também, sobre a transmissão do vírus HIV por agulha.

При любом использовании материалов сайта и дочерних проектов, гиперссылка на обязательна.
«» 2007 - 2017 Copyright.
Автоматизированное извлечение информации сайта запрещено.

Код для вставки в блог

Outros relatórios

Discuta este artigo