Ainda vai a tempo de ver a única Super Lua de 2017

Eloi Lecerf
Декабря 4, 2017

Lembrando a superlua de novembro de 2016, considerada a maior desde 1948, este ano a lua aparecerá cerca de 12% mais brilhante que o normal, passando a ser considerada a mais brilhante dos últimos tempos.

- Superlua não é um termo científico; mas é eficaz para descrever o fenômeno, que diz respeito tanto à Lua cheia quanto à nova - afirmou o astrofísico italiano Gianluca Masi. E, na pior das hipóteses, pode aguardar o avistamento da Super Lua para 2018, já que o fenómeno se repetirá logo no primeiro dia do ano.

A melhor altura para ver a Super Lua é quando ela nasce - o que aconteceu este domingo em Portugal por volta das 17h35 em Lisboa, 17h27 no Porto e 18h29 no Funchal, por exemplo -, já que nessa altura está mais próxima do horizonte.

Читайте также: Barcelona pode oferecer R$ 584 milhões para ter Philippe Coutinho

O mundo poderá acompanhar neste domingo, 3 de dezembro, a primeira e última Superlua de 2017. Ocorre no domingo, quando o satélite da Terra se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância inferior a 110% do perigeu da sua órbita, explica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Irá parecer ainda mais ampliada devido à sua aproximação do horizonte. Hoje, a Lua estará em fase de Lua cheia, tendo passado pelo perigeu, a 357.492 quilómetros da Terra.

As superluas são cerca de 14% maiores que as Luas cheias normais e 30% mais brilhantes. A previsão é que o fenômeno ocorra novamente nos dias 2 e 31 de janeiro.

При любом использовании материалов сайта и дочерних проектов, гиперссылка на обязательна.
«» 2007 - 2017 Copyright.
Автоматизированное извлечение информации сайта запрещено.

Код для вставки в блог

Outros relatórios

Discuta este artigo