Flamengo e Vasco se classificam, mas Botafogo fica fora da Libertadores

Patrice Gainsbourg
Dezembro 4, 2017

O título continental do Grêmio, terceiro colocado, abriu mais uma vaga e cinco times disputam os três lugares ainda em aberto, que podem até ser quatro se o Flamengo conquistar a Sul-Americana. Para conseguir a vaga na Libertadores de 2018, o Atlético tem que torcer para que o Flamengo seja campeão da Sul-Americana.

Além disso, por conseguir a vaga na Libertadores por meio do título da Sul-Americana, quem se beneficia com isso é o Vasco.

Se for campeão, o Flamengo abre uma nova vaga para a Pré-Libertadores. Se a taça vier para a Gávea, o Galo entra para a fase de grupos da Libertadores de 2018.

Casos de HIV registram aumento no Brasil, diz Ministério da Saúde
Outros casos de doenças sexualmente transmissíveis também têm aumentando entre os mais jovens, como sífilis e gonorreia. No país, anualmente cerca de 15 mil pessoas morrem em decorrência da doença.

Nada definido até o apito finalNesta última rodada, todos os jogos iniciaram às 17 horas e a briga pelas últimas vagas na Libertadores foi eletrizante. Até os últimos minutos, o empate do Botafogo com o Cruzeiro por 2 a 2 garantia o time carioca na fase de grupos da Libertadores.

O Atlético-MG tem os mesmos 51 pontos da Chape, mas com uma vitória a menos tem de torcer também por tropeço da equipe catarinense, além de superar o Grêmio, em casa. Botafogo finalizou a última rodada em 10º e o São Paulo em 13º. Na parte de baixo, quatro times buscam escapar do rebaixamento, para onde já foram Atlético-GO e Ponte Preta.

O Avaí lutou até o fim, jogou melhor e perdeu muitas chances, mas não conseguiu passar de um empate em 1 a 1 com o Santos na Vila Belmiro e, por isso, retorna à série B no ano que vem. No Morumbi, o São Paulo, na despedida do zagueiro Lugano, recebe o Bahia-BA e no Estádio Olímpico, o lanterna e rebaixado Atlético-GO joga contra o Fluminense. Por objetivos diferentes, mas ligados à Libertadores da América, as duas equipes esperam uma "ajuda" de um rival histórico: o título do Flamengo na Sul-Americana.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL