Houthis dizem que Ali Abdullah está morto — Iémen

Patrice Gainsbourg
Декабря 4, 2017

"O Ministério do Interior [controlado pelos rebeldes] anuncia o fim da milícia da traição e a morte do seu líder Ali Abdullah Saleh e de alguns dos seus elementos criminosos", anunciou a televisão dos Houthis, Al-Massirah, citando um comunicado.

O anúncio foi feito esta segunda-feira enquanto já circulavam fotografias ae vídeos que terão sido filmados por rebeldes, os quais mostravam o que parece ser o ex-presidente, aparentemente sem vida.

O líder houthi, Abdul Malik al-Houthi, saudou a morte de Saleh como um "dia grande, excepctional e histórico", mas prometeu não procurar vingar-se dos apoiantes do ex-Presidente iemenita.

Os nossos jornalistas estão a acompanhar a notícia que será atualizada sempre que se justifique.

O conflito entre os ex-aliados, houthis e apoiadores do ex-presidente Saleh, já dura dias na capital do Iêmen e começou após os rebeldes tentarem tomar a principal mesquita da cidade.

Saleh assumiu o poder em 1978, quando virou presidente do Iêmen do Norte.

Читайте также: Frio deixa nove distritos em alerta amarelo

Em 2014, ele se aliou aos rebeldes xiitas apoiados pelo Irã, e a nova força assumiu o controle de Sanaa.

No sábado (2), Saleh declarou que estava pronto para abrir diálogo com a Arábia Saudita, que lidera uma coalizão sunita em apoio ao atual governo do Iêmen.

Nesta segunda-feira, a coalizão saudita realizou novos bombardeios aéreos contra Sanaa - os enfrentamentos se intensificaram desde a última quinta-feira.

Com o objetivo de enfraquecer os huthis, o governo Hadi anunciou sua intenção de oferecer "uma anistia geral e total" a todos aqueles que deixarem de colaborar com esses rebeldes.

Há três anos, os houthis conseguiram tomar Sanaa e desde então o Iémen está envolvido numa guerra civil que já fez mais de dez mil mortos.

A Arábia Saudita alertou os civis para ficarem longe das zonas rebeldes.

При любом использовании материалов сайта и дочерних проектов, гиперссылка на обязательна.
«» 2007 - 2017 Copyright.
Автоматизированное извлечение информации сайта запрещено.

Код для вставки в блог

Outros relatórios

Discuta este artigo