Petrobras reajusta preço do gás de cozinha em 8,9%

Oceane Deschanel
Dezembro 5, 2017

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira um novo aumento de preços do chamado gás de cozinha, o GLP residencial, nas refinarias. A previsão é que a partir de amanhã, 05, o gás tenha uma nova alta de 8,9%.

O último reajuste ocorreu em 05 de novembro de 2017.

Desde que a Petrobras iniciou o ciclo de alta, em agosto, o reajuste acumulado no preço do gás vendido em botijões de 13 quilos chega a 67,8%.

A justificativa dada pela companhia para efetuar o aumento também para o GLP residencial foi a mesma informada no caso dos outros mercados, ou seja, "o reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, que acompanharam a alta do Brent" (uma classificação do petróleo cru).

Irmão de Messi alvo de detenção devido a sangue no seu barco
A família acrescenta que, devido ao embate, Matías ficou ferido na cara e que vai ser operado ao maxilar superior e à mandíbula. O irmão do atacante do Barcelona, de 35 anos, sofreu um acidente de lancha na tarde desta quinta e precisou ser hospitalizado.

Caso a elevação de 8,9 por cento do preço seja repassada integralmente ao consumidor, a Petrobras calcula que o botijão poderá ser reajustado, em média, em 4 por cento ou cerca de 2,53 reais por botijão, considerando a manutenção das margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos. O Sindicato das Empresas Distribuidoras de GLP, Sindgás, informou que o preço praticado está hoje 1,3% abaixo destas cotações.

Desde 2003, a estatal pratica dois preços para o gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha): um para os botijões menores e outro para grandes vasilhames ou a granel, mais usado por indústria e comércio.

Instituída em junho, a nova política de preços da companhia para o GLP considera as cotações internacionais, a taxa de câmbio e a margem de lucro.

Acompanhando as estimativas do mercado financeiro, Belo Horizonte deve encerrar 2017 com uma inflação próxima ao centro da meta estabelecida pelo governo federal para este ano, .

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL