CNH ganhará chip e 'cara' de cartão de crédito até 2019

Judith Bessette
Dezembro 7, 2017

Todos os órgãos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão se adequar para poderem adotar o novo modelo da CNH estabelecido pela nova Resolução do Contran, a ser publicada ainda nesta semana. Nao existem informações precisas sobre possíveis mudanças no valor para renovar ou até mesmo tirar a carteira de motorista.

O governo lançará um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que deverá entrar em vigor em 2019.

De acordo com o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida tem como objetivo reduzir a probabilidade de ocorrência de fraudes e aumentar a durabilidade do documento, além de poder ser integrado a outros países.

O processo de mudança em cada Detran será gradativo, começará já no início de 2018 e terá prazo de um ano para ser finalizado.

Dana White Says Jose Aldo Has Nothing Left to Prove
Go Google it if you don't believe me. "You're hearing crazy things about the dude, and I hope it's not true", Max told TMZ Sports. "I want to be known in the history books - my name everywhere - as a champion", he explained.

Importante ressaltar que os proprietários de CNH em papel não terão que fazer a substituição imediata pelo documento plástico. A transição será automática no momento da renovação. O modelo de cartão "inteligente" parece com um cartão de crédito/débito convencional, que possuirá em sua formação, um chip e até mesmo gravação a laser dos dados do motorista.

Entre as alternativas para uso do novo documento estão o pagamento de pedágio e transporte público, o controle de acesso a prédios e universidades e a identificação biométrica que poderá usar as digitais contidas no chip para validação de identidade em bancos e serviços públicos, por exemplo.

De acordo com o Denatran, órgão responsável pelo controle do acesso aos dados gravados no chip, não há riscos de leitura de dados do condutor.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL