Itaú Unibanco reduz juros, acompanhando anúncio do Copom

Judith Bessette
Dezembro 7, 2017

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano, anteriormente o nível mais baixo da história, e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015.

O comunicado dessa decisão também deve ajudar o mercado a buscar algum consenso sobre a condução da política monetária em 2018, já que há grande dispersão de expectativas com o rumo do juro básico no próximo ano. Afinal de contas, a cada 45 dias o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, se reúne e decide se a taxa básica da economia brasileira vai subir, cair ou se manter estável.

Por outro lado, quando o Banco Central reduz os juros, a tendência é baratear o crédito e incentivar a produção e o consumo.

De acordo com um levantamento divulgado a cada reunião pelo site MoneYou em parceria com a Infinity Asset Management, mesmo após a redução da Selic, o Brasil está em quarto lugar no ranking dos países com maior juro real.

Logística do Mundial faz Grêmio dividir grupo para viagem
Ao todo, são 21 atletas brasileiros no plantel gremista, dois do Real Madrid , dois do Urawa Red Diamonds e um do Al-Jazira. Na semifinal, o Tricolor vai enfrentar o vencedor do duelo entre Pachuca, do México, e Wydad Atlhetic Club, do Marrocos.

A autoridade monetária também já explicou que em algum momento a taxa precisará ser normalizada e isso pode acontecer por eventos que reduzam essa taxa neutra, por um aumento da Selic ou pela combinação dos dois fatores. A meta deste e do próximo ano é de 4,5%, com tolerância de 1,5 ponto.

Ainda em dezembro, no dia 21, o BC atualiza e detalha suas projeções de inflação com a divulgação do Relatório de Inflação (RI) do quarto trimestre. A partir daí, o BC deixa em aberto o que pode fazer, acrescentou. "Esse risco se intensifica no caso de reversão do corrente cenário externo favorável para economias emergentes".

Em pesquisa Reuters, 52 de 53 economistas esperavam que o Copom reduzisse os juros em 0,50 ponto percentual. O Copom só voltou a realizar cortes nos juros em outubro do ano passado.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL