Itaú Unibanco reduz juros, acompanhando anúncio do Copom

Judith Bessette
Dezembro 7, 2017

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano, anteriormente o nível mais baixo da história, e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015.

O comunicado dessa decisão também deve ajudar o mercado a buscar algum consenso sobre a condução da política monetária em 2018, já que há grande dispersão de expectativas com o rumo do juro básico no próximo ano. Afinal de contas, a cada 45 dias o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, se reúne e decide se a taxa básica da economia brasileira vai subir, cair ou se manter estável.

Por outro lado, quando o Banco Central reduz os juros, a tendência é baratear o crédito e incentivar a produção e o consumo.

De acordo com um levantamento divulgado a cada reunião pelo site MoneYou em parceria com a Infinity Asset Management, mesmo após a redução da Selic, o Brasil está em quarto lugar no ranking dos países com maior juro real.

Incêndio obriga à evacuação de mais de 400 casas na Califórnia
Há previsões de rajadas de até 115 quilômetros por hora, que devem continuar intensas ao longo da semana, nesta quarta-feira. O serviço meteorológico nacional (NWS) indicou que os ventos de Santa Ana, de até 80 km/h, intensificaram a ação do fogo.

A autoridade monetária também já explicou que em algum momento a taxa precisará ser normalizada e isso pode acontecer por eventos que reduzam essa taxa neutra, por um aumento da Selic ou pela combinação dos dois fatores. A meta deste e do próximo ano é de 4,5%, com tolerância de 1,5 ponto.

Ainda em dezembro, no dia 21, o BC atualiza e detalha suas projeções de inflação com a divulgação do Relatório de Inflação (RI) do quarto trimestre. A partir daí, o BC deixa em aberto o que pode fazer, acrescentou. "Esse risco se intensifica no caso de reversão do corrente cenário externo favorável para economias emergentes".

Em pesquisa Reuters, 52 de 53 economistas esperavam que o Copom reduzisse os juros em 0,50 ponto percentual. O Copom só voltou a realizar cortes nos juros em outubro do ano passado.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL