Autoridades confirmam morte por febre amarela na Zona da Mata de Minas

Judith Bessette
Janeiro 12, 2018

A Secretaria de Estado de Saúde já disponibilizou doses suficientes para vacinar 100% da população das duas cidades e recomendou às prefeituras que intensifiquem a vacinação, especialmente nas áreas de mata.

Além disso, o encontro orientou os gestores municipais de saúde sobre como proceder em relação às notificações de casos de febre amarela, como devem ser conduzidas as coletas de amostras biológicas e as ações de assistência aos pacientes.

Ele estava internado desde 2 de janeiro em um hospital local, apresentando quadro de febre hemorrágica, icterícia e sintomas que poderiam ser de várias doenças, porém após exames foi confirmada a morte por febre amarela.

Durante o Congresso Brasileiro de Infectologia, realizado em setembro de 2017, especialistas discutiram a emergência da febre amarela no nosso país. Com isso, a letalidade da doença em Minas Gerais, no período de monitoramento 2017/2018, iniciado em julho do ano passado, é de aproximadamente 85,7%.

Você pode ver as respostas para algumas das questões mais comuns sobre a febre amarela nesse "SAÚDE em 90 Segundos", estrelado pela médica Melissa Barreto Falcão, da Sociedade Brasileira de Infectologia. No município, também foram encontrados três macacos mortos com suspeita de febre amarela, sendo que um deles apresentou resultado positivo.

Ex-Santos, jogador de 50 anos renova contrato com clube japonês
Foi o primeiro japonês a fazer um gol no futebol brasileiro, quando atuava pelo XV de Jaú. Já no futebol europeu, o atacante japonês jogo no Genoa e no Dínamo de Zagreb.

A despeito da proximidade dos casos de morte com Belo Horizonte, a prefeitura da Capital informou que não pretende fazer campanha de reforço da vacinação na cidade.

Nos demais oito municípios, incluindo São José (258 mil), Taubaté (114 mil) e Jacareí (90 mil), a vacinação será parcial e apenas para moradores de bairros com maior vulnerabilidade, totalizando 658,8 mil.

Atualmente, a cobertura vacinal de febre amarela em Minas está em torno de 81%. Nos três Estados, a meta será a de alcançar 19,7 milhões de pessoas imunizadas.

São Paulo, Rio e Bahia vão receber doses fracionadas da vacina da febre amarela. "Mais para frente, pode-se chegar a conclusão de que a dose fracionada e integral têm o mesmo efeito ao longo de toda vida", esclareceu.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL