Ministro dos Negócios Estrangeiros português inicia visita de quatro dias à Venezuela

Judith Bessette
Janeiro 13, 2018

A grave crise na Venezuela tem deixado muitos portugueses em "situações dramáticas", como reconheceu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Durante a deslocação, Augusto Santos Silva vai reunir-se com representantes dos portugueses e lusodescendentes residentes na Venezuela, uma comunidade estimada em meio milhão de pessoas, além de manter contatos com as autoridades locais e responsáveis da sociedade civil.

Em entrevista à RTP, o governante abordou a situação da comunidade portuguesa num país onde faltam bens e se tem assistido a pilhagens.

Arreaza, que não comentou o pedido do colega, destacou a importância da comunidade portuguesa na Venezuela e indicou que existem cerca de 20 projetos mistos em execução.

Presidente Temer passa por consulta em São Paulo
Assessores do Palácio do Planalto fizeram questão de frisar que ele não passará por exames e nem pisará no Hospital Sírio-Libanês. Temer passou por uma consulta de retorno dos procedimentos cardiológicos e urológicas aos quais foi submetido no fim de 2017.

Esse canal permitirá que "todas" as preocupações, dificuldades, necessidades e propostas dos portugueses "sejam consideradas, analisadas pelas autoridades venezuelanas para que em relação a todas elas haja uma resposta das autoridades venezuelanas", explicou.

O Governo português pretende levar "o problema de prazos de pagamento e de fornecimento" de uma empresa portuguesa fornecedora de pernil de porco, depois de o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter acusado Portugal de sabotar a importação deste alimento típico das festividades natalícias.

Santos Silva revelou que esta sexta-feira falou com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, "para trocar informações" sobre este tema.

Para "contribuir", Portugal sugeriu à Venezuela que compre mais produtos farmacêuticos aos laboratórios nacionais, lembrando que há cinco que já exportam para aquele país sul-americano.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL