Setor de serviços no AM cresce 2,2% em novembro, aponta IBGE

Patrice Gainsbourg
Janeiro 13, 2018

O volume de serviços prestados pelas empresas em Mato Grosso cresceu 56% em novembro do ano passado, sobre igual intervalo de 2016.

Por outro lado, Bahia (-2,7%) apontou o recuo mais intenso no índice acumulado no ano, pressionada, principalmente, pelos recuos nos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel, óleos combustíveis e naftas para petroquímica) e de metalurgia (barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre).

Cinco dos seis segmentos pesquisados pelo IBGE registraram crescimento, entre eles serviços prestados às famílias, informação/comunicação e turismo.

Conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados ontem, Mato Grosso também registrou desempenho positivo na comparação mensal no volume de serviços. Com esses resultados, a taxa acumulada no ano ficou em -2,9% e, em 12 meses, -3,3%. Aí partir daí a gente pode dizer que setor está crescendo. "O patamar ainda é negativo, mas menos negativo que nos últimos 24 meses", disse Roberto Saldanha, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

SpaceX launches mystery government payload
SpaceX's failure to mention the Zuma craft prompted Peter to say the failure may have happened after it separated from the rocket. The satellite, according to experts cited by the newspaper, is believed to have cost billions of dollars.

O resultado do setor de serviços acompanha os avanços vistos no mês na indústria e no varejo.

O IBGE informou ainda que a receita nominal em novembro do setor de serviços cresceu 1,2% em relação a outubro, na série com ajuste. O País teve um avanço de 1,0% no volume de serviços prestados em novembro comparado a outubro. Os serviços de transportes e correios tiveram alta de 0,6% e os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 0,2%.

Já o agregado especial das atividades turísticas teve aumento de 0,9% na comparação com outubro.

Na comparação com outubro, o volume de serviços prestados em novembro aumentou em 5%, sendo este o 3º melhor resultado do país e abaixo apenas da taxa verificada no Acre (6,6%) e Rondônia (5,8%).

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL