Mulheres sauditas verão jogo no estádio pela primeira vez

Patrice Gainsbourg
Janeiro 14, 2018

- O jogo entre Al Ahli e Al Batin, que acontece nesta quarta-feira pela 17ª rodada do Campeonato Saudita masculino de futebol, será o primeiro a ter presença de mulheres nas arquibancadas, depois de autorização feita pelas autoridades locais.

Apesar da aparente modernidade, as mulheres foram levadas por uma porta separada e sentaram-se numa bancada reservada às famílias.

Horas antes do jogo, assinala a BBC, outro sinal de abertura na Arábia Saudita: realizou-se a primeira exposição automóvel dedicada ao público feminino.

Novos horários avançam na Autoeuropa apesar da falta de consenso
Face à "intransigência" da administração em negociar, os trabalhadores admitem realizar a segunda greve na história da Autoeuropa.

O salão, situado num centro comercial e onde o pessoal é constituído exclusivamente por mulheres, deverá permitir às sauditas escolher um veículo antes de irem para a estrada daqui a cinco meses, bem como encontrar soluções de financiamento, com bancos ou sociedades financeiras, para comprar um veículo. "Estou muito orgulhosa de ser uma testemunha desta mudança massiva", disse uma moradora de Gidá ao The Guardian . "Esse evento prova que estamos a caminho de um futuro próspero".

O governo saudita anunciou na semana passada que as mulheres poderiam assistir a um segundo jogo de futebol este sábado e um terceiro na quinta-feira da próxima semana. Apesar de o programa de reformas do príncipe herdeiro Mohammad bin Salman pretender alterar o estatuto feminino, ainda são vedadas às mulheres uma série de liberdades, que lhes condicionam o quotidiano já que continua a ser necessária uma permissão de um homem ações como viajar ou abrir uma conta bancária.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL