Sismo com epicentro na região do Alentejo foi sentido hoje em Portugal

Judith Bessette
Janeiro 15, 2018

Não há, até agora, qualquer informação de danos materiais ou vítimas a registar.

Num comunicado emitido poucos minutos depois, às 12h10 (menos uma hora em Cabo Verde) de hoje, o IPMA informou que o sismo foi registado nas estações da rede Sísmica do Continente às 11h51 e teve epicentro a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, no distrito de Évora. Esta falha não está relacionada com as falhas de maior perigosidade sísmica para Portugal continental, que são as da zona de Lisboa e Vale inferior do Tejo e a fronteira das placas da Eurásia e africana, a sul do Algarve.

Um sismo de 4,9 na escala de Richter foi sentido, esta segunda-feira, na Grande Lisboa.

Também à Lusa, o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), adiantou que mais de uma hora depois, a Proteção Civil ainda estava a receber telefonemas.

Confira todos os jogos Dragon Ball de 1986 a 2018
Nós vamos continuar com beta aberta online, mas você pode experienciar problemas durante a jogatina. We'll keep the Open Beta online but you might experience problems during gameplay.

IPMA alerta para réplicasAo Correio da Manhã, o Dr. Fernando Carrilho, do IPMA confirmou que foram registadas quatro réplicas após o sismo de 4,9 com epicentro em Arraiolos. As pessoas sentiram o sismo e procuravam saber se tínhamos esse registo, se o tínhamos identificado. "Mas o mais importante é que até ao momento não há registo de danos pessoais ou materiais", disse.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

De acordo com o IPMA, a intensidade IV, com que classificou este sismo, é considerada moderada.

Segundo Rui Conchinhas todas as semanas são registados abalos sísmicos nesta região mas não com a intensidade de tremor de terra que considerou "significativa". A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. "Pensei que era uma carrinha que estava a estacionar na rua, que tinha feito tremer a casa, mas o condutor saiu e disse que também tinha a carrinha a tremer", afirmou. "Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem", especifica o site do IPMA na descrição desta escala de Mercalli modificada, que vai de I (imperceptível) a XII (danos quase totais).

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL