Botijão de gás de cozinha ficará mais barato

Patrice Gainsbourg
Janeiro 19, 2018

Com a medida, o valor médio, sem tributos, comercializado nas refinarias da Petrobras será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13kg. O preço final ao consumidor dependerá de repasses feitos por distribuidoras e revendedores. Agora, haverá uma regra de transição: inicialmente de um período menor para, até o fim de 2018, ser considerado o prazo de doze meses anteriores.

Segundo o comandante da estatal, como a revisão de preços passará a ser feita, a partir de agora, a cada três meses, e não mensalmente, e considerando a média das cotações internacionais e do câmbio para um período de 12 meses, a volatilidade de preços será suavizada.A partir desta sexta-feira, o preço do GLP (gás liquefeito de petróleo) será reduzido em 5% nas refinarias, com base nos novos critérios definidos pela Petrobras. Nestes casos, a data de aplicação dos ajustes (dia 05) pode ser modificada.

Em comunicado enviado à imprensa, a empresa diz que "estes novos critérios permitirão manter o valor do GLP referenciado no mercado internacional, mas diluirão os efeitos de aumentos de preços tipicamente concentrados no fim de cada ano, dada a sazonalidade do produto", disse a estatal. "Caso o índice de reajuste seja muito elevado, o Gemp poderá decidir não aplicá-lo integralmente, ficando a diferença para compensação", acrescentou.

Como mostrou o GLOBO em reportagem no início da manhã desta quinta-feira, a nova política prevê que os reajustes de preços do GLP residencial ocorrerão em um espaço maior de tempo para diminuir os impactos no bolso dos consumidores, uma vez que o consumo desse combustível atinge uma grande parte da população de baixa renda.

Ibovespa tem novo recorde e alcança 79.752 pontos
O principal índice de ações do mercado local registra leve queda de 0,19%, aos 81.036 pontos. No ano, as entregas totais somaram 210 jatos, sendo 101 comerciais e 109 executivos.

Foi criado um mecanismo de compensação para comparar os preços da nova política com os da anterior, e as diferenças acumuladas em um ano, ajustadas pela taxa Selic, serão compensadas por meio de uma parcela fixa acrescida ou deduzida dos preços praticados no ano seguinte.

Em entrevista coletiva, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou há pouco que o objetivo da mudança da política de preços o gás é alcançar um valor semelhante à média de preços internacionais do produto em 12 meses, relatam os repórteres André Ramalho e Rodrigo Polito. Quem mais sentiu o impacto foram os moradores de Recife, onde o aumento foi de 33,52%, enquanto em Curitiba a variação foi de 5,28%.

Ao anunciar a suspensão da medida, a Petrobras informou que a forte alta nos preços decorre do inverno na Europa, que eleva a demanda no mercado internacional.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL