Democratas decidiram brincar com políticas de paralisação, diz Trump

Patrice Gainsbourg
Janeiro 20, 2018

O Governo dos Estados Unidos da América iniciou às 00:00 locais (mais uma hora em Lisboa) o encerramento parcial dos seus serviços devido à falta de fundos para os financiar, após ter falhado a tentativa de compromisso para o Orçamento.

Na semana passada, Trump rejeitou um acordo bipartidário no Senado que permitiria acomodar essa demanda, além de prever 2,7 bilhões de dólares da Casa Branca em dinheiro novo para a aplicação na imigração nas fronteiras norte-americanas.

A votação foi de 50 a 49 votos, bem abaixo dos 60 necessários na casa de 100 membros.

Foram os democratas que forçaram esta paralisação devido à oposição que apresentaram à proposta de Orçamento. O último episódio aconteceu em 2013 na gestão de Barack Obama.

A Casa Branca avisou hoje (20) que "não negociará" com os democratas o estatuto dos jovens indocumentados para obter novos fundos e chamou à oposição "perdedores". "Nós não negociaremos o status dos imigrantes ilegais enquanto os Democratas mantiverem nossos legítimos cidadãos reféns em suas demandas imprudentes", afirmou.

Governo volta a proibir voos comerciais de grande porte na Pampulha (MG)
Por isso, a decisão de outubro foi duramente criticada pelo grupo CCR, que administra o aeroporto de Confins. Estima-se que, com ela, o aeroporto poderia perder até 2 milhões de passageiros.

A Câmara de Representantes aprovou na quinta-feira (18) à noite uma extensão de quatro semanas do orçamento, até 16 de fevereiro, por 230 votos contra 197.

Mas as perspectivas já eram sombrias no Senado, porque a minoria do Partido Democrata, ansiosa para aproveitar os acordos orçamentários para resolver a questão migratória, tinha a intenção de bloquear qualquer votação.

Trump iria viajar para Flórida com o objetivo de comemorar a data com uma grande festa em sua mansão Mar-a-Lago, em Palm Beach, mas teve que cancelar o voo e ficar em Washington diante da possibilidade de um iminente fechamento de governo, que realmente se materializou.

Com a decisão, todos os serviços públicos considerados "não essenciais" vão deixar de funcionar até segunda ordem. Em dezembro passado, o Congresso já havia aprovado um orçamento temporário até 19 de janeiro deste ano. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria.

Utilize o espaço para fins comerciais ou publicitários, compreendidos, inclusive: spam, correspondência corporativa e comunicações com finalidade comercial (prospecção de negócios, venda de serviços e mercadorias, ainda que relacionados à pessoa física, etc.) ou uso relacionado com negócios, ou que anuncie ou ofereça a venda de produtos ou serviços (com ou sem fins lucrativos) ou que solicitem outros usuários ou terceiros (incluindo pedidos para contribuições ou donativos).

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL