Resultado do Enem 2017 deve sair às 11h desta quinta (18)

Oceane Deschanel
Janeiro 20, 2018

Foi o que disse ao Poder360 o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-RJ).

A nota foi superior em todas as áreas de conhecimento da prova de 2017. Das 4.725.330 redações corrigidas, 309.157 tiveram nota zero e apenas 53 registraram nota 1.000.

"Meu objetivo era uma nota alta mesmo, porque eu pretendo fazer um curso concorrido, no caso medicina, então precisava ter uma nota alta".

Nesta quinta, o Ministério da Educação divulgou o balanço sobre o desempenho dos candidatos na edição de 2017 do exame. Pela primeira vez, de acordo com o Inep, a divulgação das notas considerou a proficiência média geral e a proficiência média dos concluintes, além das proficiências médias dos treineiros, dos egressos e das pessoas privadas de liberdade. "A quantidade de candidatos que infringiram essa regra foi ínfimo, perto do total de pessoas que fizeram a prova", afirmou Maria Inês.

Na análise de Gilberto Alvarez, a mudança pode ter sido justamente responsável pelo aumento nas médias nas provas de Exatas. Foram 77 com nota 1000 em 2016 e 53 em 2017. O número de participantes que conseguiram nota máxima no teste escrito vem caindo ano a ano.

Jaqueline, do BBB18, se pronuncia após foto com Marcos Harter
Jaqueline , do BBB18, deu o que falar nas redes sociais logo após ser anunciada como participante do reality. Além disso, ela se diz boa mãe , baladeira e 'lacradora' e não precisa de álcool para descer até o chão.

O candidato reproduziu a sinopse do livro Redação de Surdos: uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita, de Maria do Carmo Ribeiro, lançado pela editora Prismas em 2015.

Segundo Marcelo Dias, coordenador pedagógico do Curso Etapa, pode ser uma consequência da alteração no formato do Enem, que deixou as duas provas de Humanas para serem feitas juntas, no primeiro dia. Apesar de ter sido elogiado por professores, eles alertaram que, por se tratar de uma proposta muito específica, o candidato poderia eventualmente cair em fuga ao tema - erro que pode zerar a nota da redação. Além disso, 27 universidades portuguesas já aceitam a nota do Enem como critério para ingresso nas instituições. Ele lembra que é muito comum os alunos não prestarem a prova por não enxergarem potencial em si próprios.

A nota no Enem é a chave que abre as portas para o ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

A Universidade de Coimbra é uma instituição pública, porém, diferentemente do Brasil, os estudantes devem pagar uma taxa de frequência semestral para cursar a faculdade. Carreiras de Exatas, como Engenharia, dão mais valor às provas de Matemática e Ciências da Natureza, por exemplo.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL