José Avillez ganha prémio mundial de melhor cozinheiro do ano

Rebecca Barbier
Fevereiro 6, 2018

O chefe português José Avillez recebeu esta segunda-feira, 5, a notícia de que venceu o prémio internacional Grand Prix de l'Art de la Cuisine, um dos mais prestigiados galardões de cozinha do mundo.

"Temos trabalhado com o objetivo de promover a gastronomia Portuguesa no mundo e este prémio é um importante reconhecimento do caminho feito", sublinhou o chef português citado pelo Expresso.

José Avillez recebeu hoje o prémio para o melhor cozinheiro do ano atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia.

À frente de um dos raros restaurantes em Portugal galardoado com duas estrelas Michelin (Belcanto, Lisboa) e de um grupo que não para de aumentar (inaugurou recentemente mais três espaços no Gourmet Experience, igualmente em Lisboa, e está prestes a abrir um novo Mini Bar no Porto), Avillez sabe do seu contributo para a nova geração de cozinheiros em Portugal, talvez por isso seja o primeiro a reconhecer a importância do conjunto para o bom momento que todos estão a atravessar.

"Este é mais um exemplo de que quando somos bons, somos mesmo os melhores", lê-se ainda na mensagem.

Ganhador da Mega-Sena é assassinado a tiros em Campos Sales
Desde então, ele tinha se mudado de São Paulo para Campos Sales e vivia do aluguel de imóveis que ele tinha comprado. A vítima era ganhadora de um prêmio de R$ 39 milhões na Mega-Sena, em um sorteio realizado no ano de 2011.

A distinção da Academia Internacional da Gastronomia apanhou José Avillez desprevenido: "Não estava à espera e fiquei sensibilizado, pois é uma das distinções mais prestigiantes na área da gastronomia".

"Parabéns ao José Avillez pela atribuição, por unanimidade, do 'Grand Prix de l'Art de la Cuisine' da Academia Internacional de Gastronomia, em Paris".

"Agradeço à Academia Internacional de Gastronomia por esta distinção. #Portugal uma vez mais a dar cartas à mesa", escreveu Costa, na sua conta no Twitter.

Recorde-se que José Avillez, para além do restaurante Belcanto conta, ainda, na capital com os restaurantes Cantinho do Avillez, Beco, Pizzaria Lisboa, Cantina Peruana, Café Lisboa e o Bairro do Avillez.

Anualmente, a Academia atribui quatro grandes prémios, sobre a Arte da Cozinha, a Cultura Gastronómica, a Ciência da Alimentação e a Arte da Sala, com o objetivo de distinguir o trabalho das personalidades e instituições mais relevantes no mundo da gastronomia e alimentação.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL