Vendas no varejo crescem 2% em 2017, diz IBGE

Judith Bessette
Fevereiro 10, 2018

Na comparação com dezembro de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,3% em dezembro de 2017.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,0% no ano de 2017, informou nesta sexta-feira, 9, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção industrial avançou 2,5% em 2017, a primeira alta após três anos e o melhor resultado anual desde 2010, quando a indústria avançou 10,2%.

A média móvel trimestral ficou negativa (-0,4%). Mas, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, as vendas subiram 3,3%, nono resultado positivo seguido. Foi a nona taxa positiva seguida, embora menos acentuada que a de novembro (6,0%). Houve recuo de 4,2% nas vendas. A publicação completa, a série histórica e a apresentação da PMC estão à direita desta página.

Os dados também indicam que a venda de livros, jornais, revistas e materiais de papelaria teve um baixo desempenho ao longo do ano.

Senado aprova projeto que obriga bloqueio de celular em presídios
Atualmente, a lei prevê a utilização de recursos do Funpen para uma série de finalidades, caso da construção de penitenciárias. O projeto inclui a instalação de bloqueadores na lista de investimentos que podem ser feitos com essa verba.

A recuperação, embora pequena, é um alívio para os comerciantes, cujas vendas caíram 4,3% em 2015 e 6,2% em 2016, devido à crise económica que aumentou a taxa de desemprego e reduziu o rendimento dos trabalhadores.

Houve avanços nas vendas frente a novembro de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,5%).

Em relação a dezembro de 2016, o comércio varejista avançou 3,3%, com quatro das oito atividades em alta. Outras categorias que registraram resultados negativos foram combustíveis e lubrificantes (-3,3%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-3,1%).

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL