EUA: Coreia do Norte cancelou reunião com vice Pence 'no último minuto'

Patrice Gainsbourg
Fevereiro 21, 2018

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, deveria ter se encontrado com autoridades da Coreia do Norte, incluindo a irmã do líder Kim Jong Un, enquanto estava na Coreia do Sul para a Olimpíada de Inverno deste mês, mas os norte-coreanos cancelaram a reunião no último minuto, disseram autoridades norte-americanas na terça-feira. O encontro estava marcado para 10 de fevereiro passado.

Em comunicado, a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, explicou que, durante a visita de Mike Pence a Pyeongchang, para a cerimónia de abertura das Olimpíadas, "surgiu a possibilidade de uma breve reunião com os líderes da delegação norte-coreana", que viria a não se realizar por decisão do regime de Pyongyang. "Mas tal como dissemos desde o primeiro dia sobre esta viagem: a administração vai colocar-se no caminho do desejo de Kim [Jong-un] de lavar o seu regime assassino com uma fotografia bonita nos Jogos Olímpicos".

Uma porta-voz do Departamento de Estado norte-americano disse ao Guardian que o vice-presidente "estava pronto para falar sobre a necessidade da Coreia do Norte abandonar os mísseis balísticos ilícitos e os programas nucleares".

No entanto, os representantes norte-coreanos teriam cancelado o encontro com duas horas de antecipação porque, em seu ponto de vista, Pence utilizou a viagem à Coreia do Sul para anunciar as sanções "mais duras e agressivas" contra Pyongyang.

Embora Washington pareça ser mais cético sobre isso, a Casa Branca confirmou que Pence tinha previsto se reunir na Coreia do Sul, no último dia 10, com Kim Yo-jong, irmã de Kim Jong-un, e com o presidente honorário norte-coreano, Kim Yong-nam. Heather Nauert acrescentou que "lamentam o falhanço em aproveitar esta oportunidade mas não vão pedir desculpa pelos valores americanos ou por chamar à atenção para o desrespeito pelos direitos humanos".

Fique atento: inscrições para o Fies 2018 começam hoje
O mesmo critério será utilizado para o estudante que perder o emprego e para quem desistir do curso financiado pelo Fies . Para atender a essa parcela de candidatos, o Novo Fies terá recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Antes de regressar a Washington, Pence tinha sublinhado aos jornalistas em PyeongChang que os EUA e os seus aliados continuam alinhados contra a Coreia do Norte.

"Eles desistiram da reunião ou talvez nunca tenham sido sinceros sobre se sentar à mesa,", disse Ayers em nota.

O ditador enviou uma carta por meio de sua irmã Kim Yo-jong, primeira da dinastia a pisar em solo sul-coreano desde o fim da Guerra da Coreia, durante os Jogos de Inverno.

O número um norte-coreano, Kim Jong-Un, estendeu por sua vez um convite formal ao presidente Moon Je-In para participar numa cimeira em Pyongyang.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL