Anatel divulga datas de bloqueios de celulares irregulares

Judith Bessette
Fevereiro 22, 2018

Os aparelhos de celular irregulares habilitados a partir desta quinta-feira (22) no Distrito Federal e em Goiás começarão a ser bloqueados no dia 9 de maio, informou hoje (21) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para a Anatel, os celulares irregulares podem ser perigosos para a saúde do usuário, uma vez que apresentam grande quantidade de chumbo e cádmio. Mas os dispositivos novos receberão, em até 24 horas após a ativação, a mensagem "Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias". Esse bloqueio será feito em todo o país até março do ano que vem. Além disso, os celulares comprados no exterior vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros de certificação.

Problemas de queda de chamadas e falhas na conexão de dados também são mais suscetíveis nesse tipo de aparelho.

Além de celulares, também poderão ser alvo do bloqueio outros aparelhos conectados que usem chip e acessem a rede de dados das operadoras, como tablets e máquinas de cartão de crédito, mas que não sejam certificados pela Anatel. A mensagem também será encaminhada ao aparelho móvel 50 dias e 25 dias antes do bloqueio. A iniciativa no Distrito Federal e em Goiás será um teste para avaliar o impacto real da medida.

Arthur a um passo de ser reforço do Barcelona
Arthur , de 21 anos, foi um dos principais nomes do Grêmio no título da Libertadores em novembro passado. No negócio acordado, o jogador deixa o Tricolor apenas em janeiro de 2019.

No dia 8 de maio, véspera do bloqueio, o celular irregular deve receber o seguinte SMS: "Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares".

O bloqueio oficial acontecerá a partir de 9 de maio de 2018, mas as datas variam de acordo com os estados, conforme é possível ver mais abaixo.

Em setembro, as mensagens começarão a ser enviadas para aparelhos habilitados no Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, estados da Região Sul e demais estados da Região Centro-Oeste. E, até março de 2019, todos os estados brasileiros deverão ter celulares irregulares bloqueados. O bloqueio dos aparelhos será a partir de 8 de dezembro.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL