International Board aprova vídeoárbitro, que FIFA deve utilizar no Mundial2018

Oceane Deschanel
Março 4, 2018

"Esta reunião histórica, liderada pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, abre uma nova era no futebol com o assistente de vídeo, o que ajudará a melhorar a integridade e a igualdade no jogo", escreveu o International Board (IFAB).

O presidente da FIFA, que deverá dar 'luz verde' à utilização do VAR no Campeonato do Mundo a 16 de março, em Bogotá, observou que "a autoridade do árbitro não está em causa" com a utilização da nova ferramenta, que permitirá "reduzir o risco de erros de arbitragem". Em julho de 2017, o suíço mostrou que não é apenas contra a utilização do VAR no Mundial, mas em qualquer circunstância. A IFAB é uma entidade formada por representantes das federações da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte que regulamenta as regras do esporte.

Agora é ofcial, o VAR (árbitro de vídeo) foi liberado para uso no futebol. Há dois anos, decidimos testar para saber se funcionaria ou não. Analisámos a fase de testes, tivemos uma análise académica e os resultados foram conclusivos.

Santos estreia com derrota para o Real Garcilaso — Libertadores
Para ele, toda a estratégia que foi planejada para o duelo caiu por terra com o gol sofrido aos 7 minutos, anotado por Vidales. Além do gol , o Real várias vezes arriscou os arremates de fora da área, dando bastante trabalho para o goleiro Vanderlei.

De acordo com o comunicado oficial da IFBA, a decisão foi unânime e foi tomada no 132° encontro atual do órgão, realizado em Zurique, na sede da Fifa. "Terá um impacto positivo nos jogos do Mundial e contribuirá para um Campeonato do Mundo mais justo", disse Infantino, que preside ao IFAB, em conferência de imprensa. Infantino já declarou publicamente ser defensor da tecnologia para auxílio à arbitragem.

O VAR já foi testado oficialmente em outros torneios da Fifa, como Mundial de Clubes e Copa das Confederações.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL