Donald Trump ameaça taxar importação de automóveis da Europa

Judith Bessette
Março 5, 2018

"Ainda não ouvi descrições sobre exceções específicas".

Embora a Casa Branca tenha caído nas graças dos congressistas republicanos por não rejeitar pedidos de audiência, muitos temem que Trump aja mesmo sem seu apoio.

Nas contas da entidade, se o plano anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de impor sobretaxa de 25 por cento nas importações de aço e de 10 por cento nas de alumínio for implementado, poderá afetar 3 bilhões de dólares em exportações brasileiras de ferro e aço e 144 milhões de dólares de alumínio.

"A decisão obviamente é dele, mas dado o momento e até onde eu sei, ele está falando sobre uma medida bastante ampla".

"Eu sei que ele teve conversas com vários líderes mundiais", disse Ross em entrevista ao programa "This Week", da ABC.

As grandes montadoras têm alertado o presidente dos EUA, Donald Trump, que o aumento das tarifas sobre o aço e o alumínio vão elevar os preços de automóveis.

Ambos os países ameaçaram uma retaliação se Trump prosseguir com a imposição.

Usain Bolt vs Robbie Williams em jogo de futebol solidário
O clube pelo qual Bolt assinou contrato, o Mamelodi Sundowns , é o atual líder da liga sul-africana, com 40 pontos em 22 jogos. Apesar da sua dedicação ao atletismo, o campeão também é apaixonado por futebol.

A decisão protecionista desagradou países aliados, como o Canadá.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA. Foram informados ainda de que estavam previstas situações de isenção.

O governo brasileiro já recorreu ao Departamento de Comércio dos EUA na tentativa de evitar que o aço e o alumínio exportados para lá sejam sobretaxados. Para tentar reduzir o potencial destrutivo da medida, alguns tentam fazê-lo tornar a medida mais focada em determinados países, isentando outros que podem ter uma política comercial considerada "justa".

Em conversa telefônica com Trump na tarde deste domingo (4) a primeira-ministra britânica, Theresa May, disse estar "profundamente preocupada" com o anúncio de taxação para metais como aço e alumínio.

Segundo uma porta-voz do gabinete, May observou que uma ação multilateral era a única maneira de resolver o excesso de capacidade global.

O secretário de comércio avaliou as ameaças da União Europeia de implementar tarifas de retaliação sobre produtos americanos emblemáticos, incluindo motos Harley Davidson, o uísque bourbon e o jeans Levi's, como triviais e um "erro de arredondamento".

Ross minimizou os possíveis efeitos das tarifas propostas sobre a economia dos EUA.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL